A TDCU de Ovar na 11ª Edição do Lisbon International Hall of Fame

A equipa de TDCU de Ovar esteve presente no Estágio e Gala do evento: "11th International Lisbon Hall of Fame Martial Arts", organizado pelo Mestre Vitor Lagarto. Este grupo vindo de Ovar foi representado por Mestre João Botelho e Mestre Isabel, além de 8 alunos. Ao longo do dia tiveram contacto com Mestres de várias Artes Marciais Nacionais e de várias nacionalidades, dando uma aprendizagem do seu sistema de defesa pessoal ou Arte Marcial. 

 

Agora com a directora de comunicação e marketing da Escola:

 

AMMA: Os vossos alunos já têm participado em estágios multidisciplinares, contudo um evento como o Hall of Fame, em que há contacto no tapete, com técnicas diferentes da vossa escola e como o caso da vossa "mascote" Inês com a atenção especial que lhe foi dada por estes técnicos das mais variadas Artes Marciais, como depois a Gala em que muitos dos vossos elementos foram premiados, com que impressão ficaram do 11º Hall of Fame?
Tamára Silva:Foi uma experiência única e muito enriquecedora. Os nossos alunos ficaram fascinados com a partilha de técnicas e o convívio com Mestres de várias nacionalidades. A  Inês foi o centro das atenções e viveu momentos que nunca vai esquecer. A Gala foi o culminar perfeito, com reconhecimento e orgulho por todo o trabalho da nossa equipa.

 

AMMA: O Mestre João Botelho recebeu dois troféus, com que sensação ficou ele por ser duplamente premiado?
TS: Foi um momento de enorme orgulho, tanto para ele como para toda a equipa. O Mestre João Botelho é alguém que dá tudo pelo que faz, e ver esse esforço reconhecido com dois prémios foi muito gratificante. Ele ficou visivelmente emocionado, mas fiel a si mesmo, sempre a valorizar o trabalho coletivo mais do que o individual.


AMMA: De novo para as crianças,a Inês foi um pouco a vossa mascote em que Mestres estrangeiros tiveram um carinho com ela com uma técnica ou outra só para ela, ficou feliz por ser o centro das atenções? O que vos disse no regresso a casa?
TS: A Inês viveu aquilo como um sonho! É uma menina cheia de energia e foi impossível não se deixar contagiar por aquele ambiente. Os Mestres estrangeiros adoraram a sua simpatia e ela aproveitou cada segundo. No regresso, vinha com um brilho no olhar e a dizer que um dia quer ser como a Mestre Isabel Almeida , acho que isso diz tudo.


AMMA: Para os mais graduados que foram muitas vezes solicitados para os Mestres demonstrarem técnicas, viu-se também a alegria na sua expressão. Houve algum comentário em especial?
TS: Sim, vários! Por exemplo a nossa Leonor, para além de achar bastante divertido , diz que ganhou mais experiência e que teve mais facilidade em perceber as técnicas. Todos sentiram que foi um privilégio poder treinar com Mestres de renome internacional. Muitos comentaram que foi uma experiência que abriu horizontes e trouxe novas perspectivas. Foi um misto de respeito, entusiasmo e motivação renovada , uma daquelas vivências que ficam na memória. 



AMMA: Para além do vosso calendário de competições, já têm mais eventos programados para breve?
TS: Temos sim. A TDCU está sempre ativa, e além das competições, temos vários eventos de caráter solidário e formativo. Em breve participaremos de um seminário solidário em Gondomar , depois temos o campeonato Nacional em leça da palmeira, onde os nossos atletas de competição vão mostrar o seu valor .  Para o final do ano, teremos também a nossa graduação e o tradicional jantar de Natal. A nossa agenda é sempre pensada para juntar a família TDCU, dentro e fora do tatami.

AMMA: O porquê de o Mestre João Botelho não ficar pela aula no tapete e pelos combates, tendo atividades lúdicas, participando em atividades solidárias entre outros eventos em que integra os alunos e suas famílias?
TS: Porque acreditamos que as artes marciais vão muito além do combate. O Mestre João Botelho sempre defendeu que o verdadeiro espírito marcial é o da união, do respeito e da entreajuda. Por isso, a TDCU participa em ações solidárias, caminhadas, eventos sociais e culturais. É dessa forma que mostramos que a disciplina e os valores aprendidos no tatami devem ser vividos no dia a dia.

AMMA: Por último, o balanço geral da participação da TDCU de Ovar no "11th International Lisbon Hall of Fame Martial Arts"?
TS: Foi simplesmente fantástico! A TDCU saiu de Lisboa com o coração cheio. Foi um dia intenso de partilha, aprendizagem e reconhecimento. Tivemos a oportunidade de conviver com Mestres de todo o mundo, representar Ovar e Portugal ao mais alto nível e ainda regressar com troféus e novas amizades. O balanço não podia ser mais positivo,regressamos cansados, mas muito felizes e motivados para continuar a crescer.

 

Os troféus atribuídos ao Mestre João Botelho

- Grand Master of the Year

- Best Contribution of the Year

 

Texto e foto: Pedro MF Mestre 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...