Campeãs Nacionais vão disputar o jogo da 2.ª mão da Ronda 2 no terreno do Super Amara Bera Bera, em Espanha, a partir das 11h00 (hora portuguesa) deste sábado, e têm dois golos para recuperar face ao primeiro jogo em Lisboa – transmissão em direto na BTV.
No passado domingo, o primeiro jogo de sempre do SL Benfica na EHF European League Women, na Luz, deixou um sabor amargo por ter terminado em derrota, mas, por outro lado, a reação contundente ao período mais difícil em que o Super Amara Bera Bera se distanciou até aos oito golos, fez com que, no final, a desvantagem fosse de apenas dois golos, o que mantém o sonho vivo de alcançar a Fase de Grupos. No entanto, a missão agora é ligeiramente mais complicada, pelo facto de ter que decidir a eliminatória em San Sebastián (Espanha), na casa das campeãs do país vizinho, em jogo agendado para este sábado, dia 12 de outubro, às 11h00 (hora portuguesa). A transmissão em direto ficará novamente a cargo da BTV.
O encontro vai decorrer no Polideportivo Municipal José Antonio Gasca, em San Sebastián, no País Basco, que tem capacidade para cerca de 2.500 pessoas e que é uma verdadeira fortaleza para a formação treinada pelo espanhol Imanol Álvarez. Isto porque, na época passada, o Super Amara Bera Bera não perdeu qualquer partida em casa no somatório de todas as competições e a última derrota perante os seus adeptos remonta a 21 de maio de 2023, contra o ATTICGO BM Elche, que afastou a equipa do jogo do título da Liga Guerreras Iberdrola 2022/2023.
No jogo da primeira mão, a jovem lateral espanhola Carmen Arroyo foi uma das grandes responsáveis pela vitória do Super Amara Bera Bera, com nove golos apontados, mais um do que a internacional lusa Patrícia Rodrigues, do SL Benfica. Com tudo em aberto para aquele que será o terceiro jogo na história entre os dois emblemas (defrontaram-se pela primeira vez nas Meias Finais da I Supertaça Ibérica Feminina, em 2023), o SL Benfica procura somar a primeira vitória e parte com ambição para o País Basco, tal como afirma Luís Monteiro.
O técnico encarnado acredita que é possível a passagem à próxima fase e que o SL Benfica está focado em virar a eliminatória: “Eu penso que de uma maneira geral nós defendemos bem, em termos de defesa organizada. A diferença que o Bera Bera conseguiu conquistar deveu-se muito mais à falta de eficácia do nosso ataque, principalmente a um conjunto de falhas técnicas concentrados em 10 minutos, onde só conseguimos ir para a baliza por duas ocasiões e o Bera Bera conseguiu muitos golos de contra-ataque. De qualquer maneira, aquele parcial de 8-2 que nós conseguimos conquistar nos últimos 10 minutos permite-nos entrar outra vez na eliminatória e pode-nos trazer boas perspectivas nesse sentido. Nós sabemos quais os pontos fortes da equipa e nós temos aproveitado estes três dias para acertar pormenores técnicos/ tácticos e penso que vamos corrigir alguns aspetos.”
Em caso de vitória na eliminatória da Ronda 2, o SL Benfica irá avançar para a Ronda 3, que antecede a Fase de Grupos da segunda maior competição europeia de clubes, em que o adversário será o MKS FunFloor Lublin, da Polónia.
EHF European League Women 2024/2025
Ronda 2 de Qualificação – 1.ª Mão
06.10.2024 – 15h00 – SL Benfica x Super Amara Bera Bera, 28-30 (13-14)
Ronda 2 de Qualificação – 2.ª Mão
12.10.2024 – 11h00 – Super Amara Bera Bera x SL Benfica, BTV