18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Maria Siderot conquista bronze no Grand Prix Upper Austria 2023

© IJF
 
Maria Siderot conquistou a Medalha de Bronze no primeiro dia do Grand Prix Upper Austria 2023, que se cumpriu esta quinta-feira, 25 de maio, em Linz. A competição reúne os Melhores Judocas do Mundo, num total de 455 Atletas (183 Femininas e 272 Masculinos) em representação de 72 Países.
 
O dia inaugural da competição contou com a presença dos judocas das categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, incluindo 5 Portugueses:
 
Maria Siderot (-52 kg) começou a sua caminhada na segunda eliminatória, onde enfrentou a cabo-verdiana Djamila Silva (57ª) e conseguiu superiorizar-se com um ‘ippon’ aos 65 segundos. Encontrou a brasileira Yasmin Lima (52ª) nos quartos-de-final. Após um combate equilibrado, que chegou ao fim dos 4 minutos sem pontuações, foram precisos mais 2 minutos e 33 segundos para encontrar a vencedora, com a portuguesa a triunfar após desqualificação (hansoku-make) da brasileira. Na semifinal, cedeu contra a japonesa Kisumi Omori (Bronze no Grand Slam Tóquio 2022 e Ouro nesta prova), sofrendo dois ‘wazaris’. Na luta pelo pódio, perante a alemã Annika Wurfel (38ª), chegou à vantagem por ‘wazari’ aos 29 segundos e, na sequência após ‘trabalho de chão’, imobilizou a germânica e alcançou ‘ippon’. Com este resultado, Maria Siderot conquista a Medalha de Bronze.
 
Na categoria -48 kg, Raquel Brito (50ª) estreou-se com uma vitória na primeira ronda, contra a nº27 do ranking, Tamar Malca, após a israelita ser desqualificada (hansoku-make) a 10 segundos do final. Nos oitavos-de-final, o confronto com a eslovena Marusa Stangar (26ª) revelou-se equilibrado, com algum ascendente da atleta lusa que levou a adversária a errar e a ir para ‘ponto de ouro’ em risco, com dois ‘shidos’. Nesse período, Stangar surpreendeu e pontuou ‘wazari’, encerrando a prestação de Raquel Brito, que assim alcança o 9º lugar (a eslovena viria a conquistar o Ouro na final da categoria).
 
Ana Agulhas (-57 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Francisco Mendes (-60 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários.
 
A Seleção Portuguesa é composta por 10 Judocas – Raquel Brito (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Ana Agulhas (-57 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Crisóstomo (-73 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.
 
Os combates regressam esta sexta-feira, 26 de maio, dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e  -73 kg e -81 kg masculinas. Joana Crisóstomo, João Crisóstomo, Thelmo Gomes, João Fernando e Anri Egutidze são os 5 representantes lusos em ação (encerrando a participação portuguesa) no segundo dia da prova. As eliminatórias têm início às 10h00 locais (09h00 em Portugal Continental).
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2024 – 22:51:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...