17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mariana Machado em encontro com o destino

 

Mariana_Meta_2021

A atleta bracarense alcançou o feito da sua mãe (Albertina Machado) obtido 34 anos antes. O Sporting sagrou-se campeão coletivo pela quinta vez consecutiva

 

Excelente também a corrida feminina, em Vale de Cambra, mas com tudo a decidir-se mais cedo, quando Mariana Machado entendeu “fugir” do grupo da frente, que ficou “estilhaçado”, galgando metros até à meta, que cortou isolada com 19 segundos de vantagem sobre as restantes competidoras.

Com este triunfo, Mariana Machado encontra-se com o seu destino de campeã absoluta, na primeira vez que corre com sénior (em 2020 não houve campeonato longo de crosse e em março de 2021 não correu no Seixal), após dois títulos em sub-18 e outros tantos em sub-20, alcançando um dos feitos da sua mãe Albertina Machado, que se sagrou pela primeira vez campeã de corta-mato há 34 anos (1987).

 

A segunda foi a luso-angolana Neide Dias (que nas competições internacionais compete por Angola), agora a residir e a treinar em França, representando a formação do Feirense, que cortou a meta um segundo antes da veterana (40 anos) Jessica Augusto (a preparar uma presença na Maratona de Valência), que fechou o pódio. Mais para trás, Solange Jesus (Feirense) conseguiu impor-se à campeã sub-23 no Seixal, Lia Lemos, um dos reforços do Sporting, com a bracarense Vanessa Carvalho a dar boa conta de si, tal como a Susana Godinho, do Feirense.

 

No final da competição, a vencedora da prova, também campeã nacional em sub-23, mostrou-se “muito contente com este triunfo”, pelo qual disse ter trabalhado muito. “Fui atrás das outras atletas, mais experientes, mas a faltarem 1 500 metros para a meta, como estava confortável, acelerei para conquistar um título muito gratificante”, descreveu.

 

“Este resultado deixa-me ainda mais motivada para os Europeus daqui por duas semanas, caso seja selecionada, faltando afinar apenas uns pequenos pormenores. É uma competição que eu gosto, tal como o enorme orgulho que sinto em representar Portugal nas grandes competições e levar a sua camisola aos lugares mais altos.”, referiu.

 

Por equipas, o Sporting conquistou o seu quinto título consecutivo, cimentando a sua presença na Taça dos Clubes Campeões Europeus, onde terá a presença do Sporting Clube de Braga, que regressará assim a uma competição na qual colecionou sete títulos.

 

Absolutos femininos (8 km): 1.ª Mariana Machado (SC Braga) 27 minutos e 433 segundos (1.ª sub23); 2.ª Neide Dias (Feirense) 28.02; 3.ª Jessica Augusto (Sporting) 28.03; 4.ª Solange Jesus (Feirense) 28.08; 5.ª Lia Lemos (Sporting) 28.14 (S23); 6.ª Vanessa Carvalho (SC Braga) 28.21; 7.ª Susana Godinho (Feirense) 28.26; 8.ª Ana Mafalda Ferreira (Sporting) 28.26; 9.ª Susana Francisco (SC Braga) 28.37; 10.ª Joana Soares (Jardim da Serra) 28.47;…; 13.ª Laura Taborda (Sporting) 29.12 (S23). Por equipas: 1.º Sporting, 29 pontos; 2.º Sporting de Braga, 37; 3.º Feirense, 56.

 

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022 – 00:20:42

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...