Campeonatos Nacionais de Corta-Mato - distância curta

A temporada de inverno está a chegar ao seu final, com a realização, em Avis, neste sábado (18 de março), dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Curto. A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e o Município de Avis, integra ainda os Campeonatos Nacionais Universitários.
 
Esta será a 23ª edição de uma competição implementada pela IAAF (agora World Athletics) no ano 2000, e que a FPA adotou para não mais deixar de a realizar, tendo como objetivo dar espaço a um conjunto de atletas do meio-fundo curto de poderem competir em distâncias mais adequadas (4 km) à sua especialidade.
 
Com a realização em Avis, esta será a segunda edição da competição no distrito de Portalegre.
 
Historicamente, as equipas do Sporting e Benfica são as mais tituladas da competição, com oito triunfos cada. Esta será, certamente, a edição em que as formações lisboetas poderão “desempatar” neste capítulo.
 
Em femininos, essa distinção cabe ao Sporting de Braga, também com oito triunfos, seguida do Sporting, com sete, e do Recreio de Águeda, com quatro (vencedor das últimas quatro edições).
 
Individualmente, a grande figura destes campeonatos é o medalhado olímpico e pluricampeão Rui Silva, com 9 títulos individuais. Para além dele, destaque para Anália Rosa, com 5 títulos femininos.
 
Entre os atletas atuais, destaque para Rui Pinto, com três vitórias entre 2015 e 2019 (ausente este ano), e para Mariana Machado, vencedora entre 2018 e 2020, que está na lista de inscritos, tal como os campeões no ano passado, Neide Dias, do CD Feirense, e Samuel Freire, do Vitória FC (Setúbal).
 
As provas (perto do Campo de Futebol de Avis) iniciam-se às 14.30 horas. Informações sobre esta competição na sua página oficial. Os resultados poderão ser acompanhados na plataforma FPA Competições.
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...