18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Meia Maratona do Porto apresentada em conferência de imprensa

 

A 12ª edição da Meia Maratona do Porto Sport Zone foi esta manhã apresentada em conferência de imprensa no Hotel Crowne Plaza.

 

Nesta apresentação foram divulgadas diversas informações acerca deste icónico evento que une as duas cidades da margem da foz do rio Douro, Porto e Vila Nova de Gaia.

 

Para iniciar as intervenções, Jorge Teixeira, diretor da Runporto, anunciou que o evento vai estar a ser avaliado por uma equipa da IAAF para atribuição da Bronze Label. A Meia Maratona do Porto Sport Zone tem assim a possibilidade de pertencer ao calendário oficial da International Association of Athletics Federations em 2019, figurando como uma das melhores meias maratonas do mundo.

 

17% dos inscritos são estrangeiros

O número de atletas estrangeiros que se reúne no Porto e Vila Nova de Gaia para participarem neste grande evento tem vindo a crescer. Este ano ultrapassa os 17%, o que se traduz numa internacionalização da Meia Maratona do Porto Sport Zone significativa e num contributo para a economia local.

 

Meia Maratona inclusiva

O movimento “Egoísmo Positivo” associou-se à Meia Maratona do Porto e vai, pela primeira vez nesta prova, dar a possibilidade a pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas poderem participar na corrida, acompanhadas por atletas deste movimento, na perspetiva de as integrar no evento. 

 

Pela Meia Maratona do Porto Sport Zone têm passado grandes figuras mundiais do atletismo, tal como os recordistas Paul Tergat, Samuel Wanjiru, Haile Gebrselassie e Zersenay Tadese. Este ano, a vertente competitiva da prova, tanto a nível internacional como a nível nacional, contará com um leque de atletas de grande qualidade, o que impulsionará a quebra de recordes nesta distância.

 

“O difícil não é organizar uma Meia Maratona, é repeti-la todos os anos, superando todos os obstáculos e dificuldades”

Para a Federação Portuguesa de Atletismo, “o difícil não é organizar uma Meia Maratona, é repeti-la todos os anos, superando todos os obstáculos e dificuldades” que a organização de um evento desta dimensão implica. Jorge Vieira realça a importância que estes eventos têm na difusão da modalidade e da prática desportiva em Portugal.

 

Paulo Ferreira, Diretor de Comunicação e Relações Públicas da Hyundai, afirmou que para a marca da viatura oficial da Meia Maratona do Porto, o running faz parte do quotidiano das pessoas e que esta ligação com o desporto é fundamental.

 

Ação solidária

Para esta edição, a organização apostou em iniciativas que vão dar retorno à comunidade e a vai sensibilizar para a necessidade de ajudar os outros.

 

A Hyundai marcará presença com a iniciativa #HyundaiDáTudo Por Quem Precisa. As doações recebidas serão doadas à IPSS ENTRAJUDA, que as distribuirá por instituições de solidariedade social locais. Esta iniciativa da Hyundai Portugal convida os atletas e espectadores a doar equipamento de corrida.

 

Mini Maratona de 6 km para toda a família

A Mini Maratona é uma aposta do Santander na promoção e difusão de hábitos de vida saudáveis há 11 anos. Paulo Teixeira, em representação da marca, reforçou o posicionamento do Santander junto das comunidades e que este é o seu objetivo. A aposta no running é uma estratégia do Santander, que vê no evento Meia Maratona do Porto uma excelente oportunidade de colocar em prática os princípios da empresa.

 

Em representação da Sport Zone, João Esteves, Diretor de Marketing, afirmou que “incentivamos a prática do desporto na sociedade”. A Sport Zone reconhece o sucesso da Meia Maratona do Porto e considera-a como uma das mais bonitas do mundo.

 

“Existe a necessidade de abandonar a ideia que o desporto em Portugal é só futebol”

Da parte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias referenciou a importância da parceria entre a autarquia e a Runporto. Duas entidades que se unem pela promoção do desporto e pela prática de um estilo de vida saudável. O Director Regional do Norte do IPDJ destaca que “existe a necessidade de abandonar a ideia que o desporto em Portugal é só futebol”. 

 

A Meia Maratona do Porto Sport Zone tem um percurso dos mais belos da europa, com o rio Douro como elemento fundamental, e passa por duas cidades vizinhas, Porto e Vila Nova de Gaia.

 

Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, referiu que o evento é essencial para o aumento do número de praticantes no concelho. A qualidade que a Meia Maratona do Porto Sport Zone tem vindo a demonstrar e a posicionar Vila Nova de Gaia no calendário desportivo nacional.

 

Para Nuno Lemos, em representação da Câmara Municipal do Porto e da Porto Lazer, a relação entre os dois municípios envolvidos tem vindo a promover a qualidade do evento e permite que a Meia Maratona do Porto Sport Zone seja uma referência e um motivo de visita às duas cidades. Para a autarquia, “estes eventos colocam na rua famílias inteiras numa alegria enorme”. 

 

A elite nacional que correrá no domingo também compareceu à conferência de Imprensa. Mónica Silva, Rui Pedro Silva (Sporting CP), José Moreira (Sporting CP), Hélder Santos (Sporting CP)e Daniel Pinheiro (Águias de Alvelos) marcaram presença.

 

A 12ª edição da Meia Maratona do Porto realiza-se dia 16 de setembro, às 10h, com partida na Av. Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo) e chegada no Jardim do Calém (Fluvial).

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:22:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...