18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EDP Meia Maratona de Lisboa e Vodafone 10k enchem Ponte 25 de Abril

 
Um fim-de-semana esgotado com provas para todas as idades e distâncias
 
Decorreu esta manhã a Conferência de Imprensa de divulgação dos últimos pormenores do evento EDP Meia Maratona de Lisboa e das provas integradas no programa de fim de semana. Com inscrições esgotadas há mais de dois meses, os participantes, que serão 27.000 no total, voltam a encher a ponte de gente!
 
No pelotão popular volta a haver uma forte presença estrangeira, com mais de 120 nacionalidades representadas. No top-5 deste particular estão Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. Na divisão por género, os dados concluem que 41% dos participantes são mulheres, o que representa uma forte evolução em relação aos 35% do ano passado.
 
Recorde-se que esta prova é detentora do recorde mundial masculino da distância (com o tempo 57.31 de Jacob Kiplimo em 2021) e que existe um bónus de 150 mil euros para a obtenção de novos recordes mundiais - tanto para homens como para mulheres – e o Maratona Clube de Portugal garantiu uma vez mais uma fortíssima presença de elite.
 
O grande destaque é a queniana Brigid Kosgei, antiga recordista mundial da maratona e atual 3.ª mais rápida da história (2:14:04), que terá como grandes adversárias seis atletas com marcas abaixo dos 68 minutos, nomeadamente as etíopes Bosena Mulatie (65.46) e Tigist Menigstu (66:20) e a queniana Betty Chepkemoi Kibet (66:37). Na mira de todas as atletas presentes estará o recorde do percurso de Almaz Ayana (65:30) e ainda o mundial, de Letesenbet Gidey (62:52). Nos homens estarão presentes 10 atletas com marcas abaixo da hora, com o queniano Abraham Kiptum (59:09) e o etíope Solomon Berihu (59:17) a serem os principais destaques, tal como o norte-americano Leonard Korir, que em Lisboa apontará ao recorde nacional de Ryan Hall (59:43).
 
Entre os atletas portugueses, estarão alguns dos mais fortes do momento, com especial destaque para Hélio Gomes (62:07) e Rui Pinto (62:16) no plano masculino e Susana Godinho (70:53), Solange Jesus (72:12) e Sara Moreira (69:18) no feminino.
 
A EDP Meia Maratona de Lisboa marca ainda o início de mais uma 'época' das SuperHalfs, o circuito das mais importantes meias maratonas da Europa. Este ano, mais de 4 mil corredores vão participar na prova portuguesa para continuar ou concluir o desafio de correr as 6 provas do circuito (Lisboa, Berlim, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência).
 
Carlos Moia, presidente do MCP, afirma: “Carlos Moia, presidente do MCP, enfatiza: “Este é um evento único na nossa luminosa capital. A EDP Meia Maratona de Lisboa forma uma ponte de gente que une margens, comunidades, energias, as pessoas! Celebramos a excelência atlética, mas também celebramos o poder do desporto. Estamos ansiosos para receber todos os participantes neste fim de semana incrível”
 
Citações
 
Brigid Kosgei (Quénia)
"Quero agradecer aos organizadores por me terem convidado de novo. Estou muito feliz por estar aqui. Queria correr esta prova porque quero testar a minha velocidade para a Maratona de Londres em abril. Vim cá para ver como é que o meu corpo responde. Sinto-me bem, estou feliz e preparei-me bem. O percurso é muito rápido e espero correr bem no domingo. Se o tempo estiver bom, vou tentar bater o meu recorde pessoal na meia maratona"
 
Leonard Korir (Estados Unidos)
"Ouvi coisas muito boas sobre a corrida. Ouvi dizer que é muito rápida. Houve no passado atletas que correram muito rápido aqui, como o Jacob Kiplimo. Queria correr algo rápido [em vez de Nova Iorque] e disse a mim mesmo que tinha de vir cá. Ouvi falar bem da organização, disseram-me que é muito boa, o percurso é muito bom. Quero apenas ver se consigo fazer um tempo rápido, ver como o meu corpo reage antes de correr uma maratona no futuro"
 
Susana Godinho (PORTUGAL)
"Estive doente no início do ano, como se sabe. Estava com medo que não pudesse correr, mas consegui recuperar os treinos e espero no domingo bater o meu recorde pessoal"
 
Programa Oficial do Fim-de-Semana (14 e 17 de março 2024)
Quinta, Sexta e Sábado, 14, 15 e 16 de março de 2024
SEASIDE SportExpo | Centro Cultural de Belém | 10H00-20H00
 
Sábado, 16 de março de 2024
09:30h - Hyundai 7k
11.00h - Mimosa Passeio da Família
16:00h - EDP New Generation 
 
Domingo, 17 de março de 2024
10:05h - EDP Meia Maratona de Lisboa
10:45h - Vodafone 10K
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 16:11:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...