18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Mancha na Comic Con

O Lotus do Team Mancha esteve no passado fim de semana presente na primeira COMIC CON  que se realizou em Portugal na Exponor. Foi um convite muito oportuno da GT Competizionee da RP Motorsport que ali apresentou os seus simuladores onde jovens e menos jovens como eu experimentam as suas pistas favoritas e os seu carros de sonho.

 

Esta presença é aliás mais do que adequada a um publico que ou conhece ou procura aprofundar os seus conhecimentos sobre banda desenhada, heróis de animação ou dos muitos vídeo jogos que balançam entre a virtualidade  para uns e a própria realidade para outros.

 

O Team Mancha nasceu nos anos 60 com base na figura do Mancha Negra dos livros do Tio Patinhas, Zé Carioca, Mickey, etc. Era um bandido tal comos os irmãos Metralha só que estes acabavam normalmente mal e zangados e o mancha arranjava quase sempre uma forma original e divertida de terminar as suas arrojadas aventura tornando-se assim num bandido cómico e simpático ou seja num quase herói.

 

Consta-se que num período em que se pretendeu impor uma ética muito americana em que os bandidos maus não devem acolher a simpatia dos leitores esta figura terá sido banida das então historias aos quadradinhos. Os especialistas na matérias poderão esclarecer melhor que eu.

 

A verdade é que foi o herói que escolhi para decorar o Austin Cooper no tempo das aventuras automobilísticas com um grupo de amigos que nos auto intitulamos de Team Mancha.

 

Em 2013 conforme extensa reportagem que saiu na revista Topos & Clássicos de Setembro de 2013 resolvi voltar a colocar aquela simbologia da Mancha no Lotus Elan com que corríamos nas corridas de clássicos carros afinal contemporâneos da tal figura sinistra.

 

Por isso eliminamos a imagem do bandido e adotamos uma Mancha verde mais pró-ambiente atitude que todos no Team valorizamos. A nossa mancha tem pois a sua origem numa certa rebeldia dos anos 60 que ainda se revela na força das suas formas, um alerta para as contradições e alguma hipocrisia à volta dos chamados comportamento verdes. Hoje é mais fácil assinalar as Manchas verdes do nosso globo atentar onde elas se desenvolvem ou registar onde regridem e como isso ameaça a nossa atmosfera e qualidade de vida futura.   

 

De qualquer forma o tempo em que o comercio de pistolas, espadas e metralhadoras de brincar eram proibidas passou e agora nos jogos vale tudo para se ser líder de determinado território ou ambiente. Por isso os manchas cá estão de novo, não para liderar mas para alertar que a exigência de um planeta mais verde não tem que ser pacífica pode ser forte e salpicar até os interesses que gravitam á volta deste tema sem por isso e tal como o antigo mancha negra deixarmos de ser simpáticos e até Cómicos como o nosso Team Mancha às vezes se revela...

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 12:31:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...