Depois do sucesso das edições anteriores, a iniciativa “O Museu na Rua” regressa já no próximo dia 4 de Maio, no Museu do Caramulo, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e inclusivamente passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, no que será uma verdadeira viagem no tempo.
Entre os veículos já confirmados para rodar encontram-se o Unic A1 de 1905 com carroçaria de dois lugares, um dos primeiros chassis que a marca produziu; o Delahaye 43 PS de 1913, apelidado de “A Catarina”, uma antiga auto-bomba da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Lisbonenses construída de raiz na fábrica da Societé des Automobiles Delahaye, em Paris; o Bugatti Type 57C Atalante de 1938, com o seu motor de oito cilindros e compressor Roots de baixa pressão; o imponente Autocar M3 Half Track de 1943, do exército norte-americano, um veículo blindado, equipado com rodas e lagartas, que participou na Segunda Guerra Mundial; o Triumph TR3 de 1958, o misto de agressividade e prontidão em vários dos seus pormenores, que o distingue dos demais concorrentes; o Jaguar XJ220 de 1991, que deteve o título de automóvel de série mais rápido do mundo em 1992, com uma velocidade de 347,4 km/h atingida no Circuito de Nardo; e o Lancia Delta Integrale HF de 1992, a versão de estrada do automóvel que venceu o Campeonato Mundial de Ralis por seis vezes consecutivas, entre 1987 e 1992. Como já é tradição, haverá ainda um automóvel surpresa, que só será revelado na hora.
Será ainda apresentada a Vespa 125 de 1954, que terminou recentemente o seu restauro.
Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.
Fotos: José Almeida