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Maria Luís Gameiro e o seu navegador, José Marques, estiveram no início desta semana na zona do Cercal (Pista X-Race) para a primeira sessão de testes com o novíssimo Mini JCW T1+. A piloto de Cascais, que se encontra afincadamente a preparar o seu regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ou seja para disputar o BP Ultimate Rally Raid (prova do Mundial da especialidade) tornou-se, nada mais nada menos que, a primeira piloto do Mundo a guiar o Mini JCW T1+.
Este é um marco incontornável para a disciplina e que para a piloto representa, acima de tudo, uma enorme subida de patamar na sua carreira. Maria Luís Gameiro coloca, assim, o Team Motivo JCB num plano de ainda maior evidência. É com este “peso”, mas ao mesmo tempo, com uma enorme dose de motivação que Maria Luís Gameiro vai alinhar, dentro de pouco mais de duas semanas, na prova levada a cabo pelo Automóvel Clube de Portugal, e que para a piloto porá fim a um interregno de cerca de quatro meses sem competir.
Os primeiros sinais que deixou aos comandos do MINI JCW T1+, concebido pela X-Raid e assistido pela estrutura técnica da M Racing foram altamente positivos. A piloto esteve durantes dois dias no traçado alentejano da X-Race onde trabalhou numa fase inicial para “perceber” o seu novo carro – diametralmente diferente do Mini utilizado em 2023 – mas também para avaliar a sua condição física após a lesão sofrida em final de Janeiro.
Visivelmente agradada com o trabalho levado a cabo, Maria Luís Gameiro esclareceu que “nada há em comum entre o meu antigo carro e este Mini T1+. São duas realidades que em nada se tocam. Tudo me surpreendeu pela positiva e se é verdade que precisarei de muitos mais quilómetros para realmente ´ganhar a mão´, não é menos certo que este primeiro contacto foi francamente positivo. De tal forma que me sinto ainda mais animada e ansiosa pela estreia em competição. As diferenças são tantas que quase impossível listar tudo o que muda! Há pontos que se destacam mais do que outros, nomeadamente o motor, a capacidade de travagem e a inserção em curva. A isto tudo junta-se um ar “felino” que transmite – uma ainda maior – robustez.”
A piloto acrescentou ainda que “temos um desafio enorme pela frente, que é esta primeira prova... Tratar-se de evento longo e, também por isso, mais exigente. Terei que fazer uma gestão muito cautelosa do esforço, mas, ao mesmo tempo, ir progressivamente tirando proveito de todas as capacidades que este novo carro encerra. Vai ser desafiante, mas, seguramente, muito divertido...”