Reunindo 53 participantes, a etapa portuguesa da FIA European Cup for Cross-Country Bajas que se disputa nesta 36ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz-Mourão arrancou com um setor seletivo de 28 km de extensão. No traçado disputado em pistas do concelho de Mourão a dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro em Mini John Cooper Works Rally T1+ averbou o melhor tempo ao registar a marca de em 21m08,6s.
Outro Mini pilotado por Hélder Oliveira e navegado por Fausto Mota foi o 2º mais rápido e o melhor de entre a muito competitiva Classe dos T1 tradicionais. Hélder Oliveira gastou mais 18,2s que João Ferreira. O restante Top 10 de SS1 é ocupado por pilotos portugueses separados entre o terceiro e o décimo por apenas 28s. João Dias, navegado por João Filipe Miranda em G Rally OT3, Alexandre Pinto com Bernardo Oliveira a seu lado em Can-Am Maverick e o multicampeão Miguel Barbosa com Luis Ramalho num Tauros, ocupam as três primeiras posições da Categoria Challenger em três máquinas bem diferentes e separados por 8s entre eles.
Mais quatro pilotos com viaturas da Categoria Challenger ocupam o Top 10. A dupla Pedro Carvalho/Romeu Martins, em Can-Am Maverick; Tiago Reis/Candido Carrera em Tauros, Armindo Araújo/Pedro Ré e Bernardo Sousa/Hugo Magalhães em Can-Am Maverick. Nuno Madeira navegado por André Lopes coloca a sua Ford Ranger em 8º lugar da geral ocupando o 2º lugar entre os T1 tradicionais, classificação onde as posições seguintes são ocupadas por máquinas idênticas pilotadas por Edgar Condenso e Bruno Oliveira. Tomasz Bialkowski, em Can-Am, e Fernando Barreiros, em Isuzu, foram respetivamente os mais rápidos das Categorias SSV e Stock.
Amanhã os concorrentes terão pela frente um setor seletivo com 160,81 km.