18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Henrique Chaves amplia liderança no campeonato

 

 

Henrique Chaves continua a mostrar o porquê de ser um dos jovens talentos a despontar no mundo dos GT, ao realizar um turno de condução que lhe permitiu vencer a primeira corrida da ronda do Red Bull Ring do International GT Open, alargando a sua liderança no Campeonato de Pilotos.
 
A qualificação não correu bem à dupla do McLaren 720S GT3 número cinquenta e nove e Miguel Ramos acabou no nono lugar da grelha de partida, o que exigia uma recuperação para que o duo português pudesse alcançar as posições pelas quais luta habitualmente.
 
O piloto de Vila Nova de Gaia arrancou bem, ganhando dois lugares, passando imediatamente a pressionar o sexto classificado. Este mostrou alguma agressividade na defesa da sua posição, chegando a promover o contacto entre os dois carros, mas à terceira tentativa, Miguel Ramos conseguir suplantar o seu adversário, subindo a sexto e começando a aproximar-se do piloto que estava à sua frente.
 
A recuperação do português seria suspensa devido à intervenção do Safety-Car, o que levou a que entregasse o McLaren 720S GT3 da Teo Martín Motorsport a Henrique Chaves no sexto lugar.
 
O jovem de Torres Vedras começou imediatamente e imprimir um ritmo alucinante, com uma volta de saída das boxes rapidíssima que marcou o seu andamento para a restante corrida. Ao longo de quarenta e um minutos foi consistentemente o piloto mais rápido em pista.
 
Quando acabaram as trocas de pilotos, Henrique Chaves era já quarto classificado, continuando a sua cavalgada até ao pódio sem que ninguém conseguisse replicar o seu andamento. O terceiro classificado nada pôde fazer e submeteu-se à vontade do português que continuou a recuperar terreno para os pilotos da frente.
 
A onze minutos da bandeira de xadrez, o piloto ascendeu a segundo, continuando a sua recuperação. Henrique Chaves cruzaria a linha de meta a três segundos do primeiro classificado, depois de ter estado a mais de dez. Este é um resultado extraordinário, dado que, depois da qualificação, não esperava melhor que quarto… O carro que ficou em primeiro não conta para o campeonato, dado que não é um GT3, portanto, somámos os pontos da vitória. Tivemos um pouco de sorte com o Safety-Car, mas também já tivemos algum azar em situações semelhantes, portanto, acaba por ser um reequilíbrio. O Miguel fez um turno muito bom e a equipa realizou um ‘pit-stop’ muito rápido e tudo isso foi determinante para o resultado final, juntamente com o meu ‘stint’. Alargámos a nossa vantagem no campeonato que era o nosso objectivo. Foi um dia muito positivo, afirmou o português.
 
Amanhã o duo luso tem ainda uma qualificação e uma corrida pela frente, na qual esperam dificuldades devido ao handicap acumulado de vinte segundos, resultante da classificação na prova de hoje. Contudo, os objectivos são claros. Amanhã serei eu a fazer a qualificação e vou trabalhar para garantir a pole-position. O nosso plano para a corrida é eu abrir a maior vantagem possível para que depois o Miguel, que esteve hoje muito forte, possa terminar possa terminar bem classificado”, concluiu Henrique Chaves.
 
O KTM X-Bow GTX Concept de Patric Niederhauser e Stefan Rosina cortou a linha de meta no primeiro lugar, mas seria desclassificado devido a um infracção técnica. Desta forma, Henrique Chaves e Miguel Ramos conquistam a sua primeira vitória da temporada.
 
No segundo lugar ficou o McLaren 720S GT3 de Marcelo Hahn e Fran Rueda, ao passo que no degrau mais baixo do pódio ficou o Mercedes-AMG GT3 de Sam De Haan e Callum Macleod.
 
Amanhã disputa-se mais uma qualificação e uma corrida, esta de sessenta minutos, sendo Henrique Chaves o responsável por realizar a sessão que definirá a grelha de partida e o primeiro turno da prova, que terá o seu início às 12h30 e poderá ser seguida em directo no website da competição.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:33:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...