15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Um primeiro pódio para a DS Automobiles e António Félix da Costa em Diriyah

 

 

Aquela que foi a 60ª corrida da DS Automóveis na Fórmula E terminou com um lugar no pódio, o primeiro desta Temporada 7, alcançado por António Félix da Costa.

 

Tendo terminado no terceiro lugar, Jean-Éric Vergne viu-se, no final, penalizado por não ter usado o seu segundo “Attack Mode” numa corrida que foi interrompida antes do seu términus.

 

O próximo encontro está agendado para o dia 10 de abril, em Roma, prova em que a DS TECHEETAH irá estrear o seu novo monolugar desenvolvido pela DS Performance.

 

Eles tinham prometido e fizeram-no! Na segunda corrida de Diriyah, na Arábia Saudita, que teve lugar ontem, ao início da noite, os pilotos da DS Automobiles no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E voltaram a exibir o nível de performance que deles era esperado, bem como da equipe DS TECHEETAH. Aos comandos do atual DS E-TENSE FE20, que aqui fez a sua ultima exibição antes da introdução do novo monolugar na próxima jornada, em Roma, Jean-Éric Vergne lutou pelos lugares da frente antes de sofrer uma penalização que o relegou para um inglório 12º lugar. Seguindo logo atrás do seu companheiro de equipa francês, António Félix da Costa subiu um lugar na classificação, dando à DS Automobiles um lugar no pódio. Depois de uma primeira corrida bastante frustrante na noite de sexta-feira, este resultado traduz-se numa boa vingança para os atuais Campeões, permitindo-lhes entrar na corrida pelos dois cetros mundiais.

 

Não surpreendeu que este segundo E-Prix de Diriyah oferecesse um cenário muito diferente do revelado no dia anterior. Numa pista que ia ficando cada vez mais limpa, o DS E-TENSE FE20 confirmou a recuperação dos seus nívesi de performance e, no final das sessões de Qualificação, garantia as 7ª e 9ª posições na grelha de partida, através de Jean-Éric Vergne e António Félix da Costa, respetivamente.

 

Mas o melhor estava para vir. Nesta que foi a segunda corrida noturna da história da disciplina, os dois pilotos da DS Automobiles começaram, de imediato, a galgar posições logo após a partida. Uma utilização perfeita do seu primeiro “Attack Mode” permitiu que Vergne cedo assumisse o 3º lugar, seguido de perto pelo seu companheiro de equipa. Muito próximos dos dois líderes após a primeira neutralização da corrida, os pilotos francês e português travaram um belo duelo entre si, antes da corrida se ver interrompida na sequência de um duplo acidente na parte de trás do pelotão, sendo que a direção da corrida já não a pôde retomar antes de se esgotar o tempo previsto. Sem ter usado o seu segundo “Attack Mode” no momento dessa neutralização, Vergne ver-se-ia depois penalizado em 24 segundos por não ter cumprido essa obrigação regulamentar, caindo, com isso para o 12º lugar, sendo António Félix da Costa a ficar com os pontos da 3ª posição.

 

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance:

 

"Os nossos pilotos voltaram a animar uma corrida. Para o melhor, mas não só... Lembro-me, acima de tudo, de que estivemos nos lugares da frente e de que temos tudo para defender os nossos títulos. Após a corrida de sexta-feira, a equipa reagiu bem e isso é um bom sinal para o futuro. Saber reerguer-se é essencial para alcançar o sucesso! Teremos que continuar nesta dinâmica em Roma, onde a chegada do nosso novo monolugar deverá revelar-se uma grande vantagem.”

 

 

António Félix da Costa, Campeão FIA de Fórmula E 2019-20 e piloto da DS TECHEETAH:

 

Terminando esta dupla jornada do fim de semana na 5ª posição no Campeonato de Pilotos graças a este pódio, o Campeão de Fórmula E em título António estava satisfeito. Exibimos uma boa performance geral e este é um bom resultado para a equipa. Provámos que mentemos a nossa velocidade de ponta e, assim sendo, estou encantado. A corrida foi muito divertida, com algumas ultrapassagens muito boas e boas recuperações. Esta foi nossa última prova com este monolugar, já que o novo está pronto e irá aparecer no próximo encontro. Mal posso esperar por apresentá-lo a todos!”

 

 

Jean-Éric Vergne, Bi-Campeão FIA de Fórmula E 2017-18 e 2018-19 e piloto da DS TECHEETAH:

 

Obviamente dececionado, Jean-Eric Vergne, único Bi-Campeão da disciplina, resume assim o dia: Tudo parecia estar a dar certo hoje, mas no final, há que admitir, não foi o caso”, suspirou. “Quando há um grande acidente, como o do Alex Lynn de hoje, a única coisa que realmente importa é saber se está ileso. Infelizmente, a neutralização e consequente interrupção da corrida impediram-me de usar o meu segundo ‘Attack Mode’ e, fruto do que estipula o regulamento, recebi uma penalização após o final da corrida. Teria sido muito bom conseguir esse pódio para este primeiro evento da temporada, mas já vimos no passado que não precisamos necessariamente de vencer a primeira corrida para conquistar o título. Foi uma corrida animada a da noite de ontem para esta última aparição do DS E-TENSE FE20, sendo que vou manter essas memórias para voltar totalmente recarregado e motivado em Roma”.

 

Mark Preston, Diretor da DS TECHEETAH:

 

Tal como todos os fãs, Mark Preston, gostou do espetáculo exibido em pista.Que corrida!”, exclamou. "Os nossos pilotos por vezes proporcionam-nos picos de stresse, mas esse é o risco quando se tem dois Campeões deste calibre em luta por um novo título. Quando o calor do momento assentar, eles serão, novamente, bons amigos e todos nos poderemos concentrar na próxima corrida. Esta foi a última prova do DS E-TENSE FE20 e, dado os serviços prestados durante a Temporada 6 e neste fim de semana, merecia aposentar-se com esta grande performance à geral.”

 

A terceira jornada do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E 2021 será o E-Prix de Roma, a 10 de abril próximo, prova onde a DS Performance irá estrear o seu novo monolugar, que irá, assim, exibir as suas primeiras potencialidades em Itália.

 

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 15 de maio de 2021 – 12:08:28

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...