18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Gonçalo Janeira: “ter ido ao pódio final dos Legends foi muito para lá das minhas expectativas!”

 

 

O piloto do Fundão viveu em 2021 uma verdadeira época de sonho. Estreante absoluto nas lides do Campeonato de Portugal Legends de Montanha, levou o seu Citroen AX GTi a estar sempre entre os mais rápidos, vendo as suas exibições coroadas com o 3º posto final na geral do campeonato.

 

E o arranque da temporada até foi em falso. Gonçalo Janeira não esteve à partida das duas primeiras provas da temporada, a Rampa PÊQUÊPÊ Arrábida e a Rampa Internacional de Boticas, algo que se transformou “num dos momentos menos bons da época. Por várias razões, foi-me impossível estar presente e, para além disso parecer que iria condicionar de vez quaisquer ambições que tivéssemos, ainda me desgostou mais por não poder alinhar em Boticas, numa prova internacional, ao lado dos craques do Europeu, o que muito me deixaria orgulhoso”.

 

 

Já o facto de partir com duas pontuações “zeradas” não o preocupava pois “sinceramente, encarávamos esta primeira temporada como, logicamente, de aprendizagem, sabendo que íamos enfrentar bons pilotos, muito mais experientes e com excelentes carros”. Isto, sem que Gonçalo Janeira deixasse de ter clara noção de que “queríamos ser rápidos e competitivos. Só assim encaro competir e partimos para as restantes provas da temporada motivados em fazer o nosso melhor”.

Para a estatística, ficam os resultados de grande nível e que também ostentam uma consistência exemplar. Gonçalo Janeira foi 4º na Serra da Estrela, 3º nas rampas da Penha e de Santa Marta, culminando uma época em crescendo com os segundos lugares no Caramulo e em Boticas.

 

Instado a relembrar o “filme” da época, o piloto do Fundão assume que “aconteceram momentos que me marcaram e foram fundamentais. Logicamente, ter disputado a minha primeira rampa num campeonato nacional na Serra da Estrela, a rampa da casa, foi um momento emocionante na primeira subida. Acho que tive a maior descarga de adrenalina da minha vida!”.

 

Mais a norte, na Penha, saboreou “o primeiro pódio. Perante uma concorrência de peso, discuti a prova até à última subida e no final assegurei um excelente 3º lugar!”, proeza que repetiria, em Santa Marta.

 

Mas, Gonçalo Janeira tinha reservado o “melhor bocado” para o fecho da temporada. N Rampa do Caramulo, penúltima prova, disputada “com chuva, que me deu um gozo tremendo, andei sempre forte e alcancei um 2º lugar que soube a vitória, até porque, aí, comecei a perceber que o pódio final no campeonato era um objetivo que poderia ser alcançado”.

 

 

E foi no coração de Trás-os-Montes, em Boticas que tudo se decidiu. Num palco que o piloto considera “simplesmente incrível. Boticas foi, sem dúvida, a rampa que me deu mais gozo, pelo traçado rápido, exigente e que fui conhecendo subida a subida, levando o AX GTi ao limite. No final, o 2º lugar e a conquista do 3° lugar na classificação geral final do campeonato, tornaram a prova inesquecível!”, tornando 2021 numa “temporada excelente, visto ter conseguido um resultado na classificação final muito além das minhas expectativas”.

 

Época terminada, festejos concluídos e agora é hora de apontar baterias para 2022. Gonçalo Janeira confirma que “queremos estar à partida logo da primeira prova do Campeonato Portugal Legends de Montanha. Voltaremos a apostar no Citroen AX GTi, que está a sofrer uma profunda revisão e, com muito foco, vamos dar tudo prova a prova, para tentarmos, pelo menos, repetir 2021, dando visibilidade à nossa equipa e patrocinadores”.

 

Fotos - JCM PHOTO

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:10:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...