18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Peugeot TotalEnergies a postos para o enorme desafio das 24 Horas de Le Mans

 

Team Peugeot TotalEnergies a postos para o enorme desafio das 24 Horas de Le Mans

  • - O Team Peugeot TotalEnergies inscreveu dois Hypercars PEUGEOT 9X8 2024 para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans.
  • - O objetivo é ter a máxima fiabilidade e mostrar os progressos de performance efetuados no PEUGEOT 9X8 2024.
  • - Vinte e três protótipos estão prontos para competir na categoria de elite dos Hypercars e são esperados mais de 320.000 espectadores durante a festa da “semana de Le Mans”.


Depois de a edição do Centenário do ano passado ter atraído uma multidão recorde de 325.000 entusiastas, as 24 Horas de Le Mans estão novamente esgotadas este ano, uma vez que os bilhetes para o evento de 2024 foram vendidos em apenas alguns dias em novembro passado.

 

Os amantes da competição automóvel têm todos os motivos para comparecer: com vinte e três protótipos e nove construtores de automóveis de prestígio a competir na classe de elite Hypercar, é de esperar muita ação no Circuito de la Sarthe - a pista das 24 Horas - o circuito mais longo (13,626 km) e mais rápido (velocidade média superior a 240 km/h) do calendário do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2024.

 

“Le Mans faz parte do ADN da marca PEUGEOT. As memórias e emoções sentidas neste evento icónico atravessam gerações”, afirmou Jean-Marc Finot, Vice-Presidente da Stellantis Motorsport. “O entusiasmo a que assistimos em Le Mans em 2023 mostrou o quanto os fãs admiram a PEUGEOT.

Este ano voltamos mais determinados do que nunca.

É algo verdadeiramente único na história da competição e a marca PEUGEOT está incrivelmente orgulhosa de fazer parte dela! As 24 Horas de Le Mans são uma aventura humana única”, acrescentou Jean-Marc Finot.

 

O Team Peugeot TotalEnergies inscreveu na competição duas versões 2024 do PEUGEOT 9X8.  O objetivo é mostrar a fiabilidade do carro e os progressos de performance deste Hypercar radicalmente alterado, que fez a sua estreia em competição nas 6 Horas de Imola, no início de abril, após apenas dez meses de desenvolvimento.

 

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido competir com este carro pela primeira vez em Imola”, confessou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. “Desenvolver um protótipo de Hypercar, 90% do qual é novo em termos de carroçaria, aerodinâmica e grupo motopropulsor, em apenas dez meses - com todos os prazos necessários para a produção de peças e ferramentas - é um feito verdadeiramente impressionante, somente possível graças à contribuição de todos os membros do Team Peugeot TotalEnergies.”

 

Na sua estreia em competição, o PEUGEOT 9X8 2024 assegurou os primeiros pontos da equipa no WEC com o nono lugar nas 6 Horas de Imola. Três semanas mais tarde, o PEUGEOT 9X8 2024 conseguiu outro resultado entre os dez primeiros nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, apesar de enfrentar uma concorrência muito forte.

“O comportamento em corrida e os avanços em termos de performance estão muito em linha com as nossas expectativas e com o que observámos durante os testes de inverno”, confirmou Olivier Jansonnie. “No entanto, não há dúvida de que ainda precisamos de melhorar. Com cerca de vinte Hypercars em pista, vimos como é renhida a disputa e como o mais ínfimo pormenor pode fazer toda a diferença. Em Imola e Spa, terminámos à frente dos carros mais rápidos graças a uma excelente estratégia e ao trabalho árduo de todos na equipa. Maximizámos o desfecho se olharmos para o desempenho do carro, mesmo que não tenhamos conseguido o resultado que esperávamos”.

 

“Historicamente, Le Mans é uma corrida única”, explicou Olivier Jansonnie. “É claro que há o carro - a sua velocidade e fiabilidade - mas também há a preparação da equipa, a estratégia de corrida, etc. Os nossos preparativos começaram em julho de 2023, depois de termos feito um balanço exaustivo da 91ª edição, analisando o que correu bem e onde podíamos melhorar e assim por diante. O ano passado foi a nossa primeira vez em Le Mans desde há muito tempo e, este ano, estaremos definitivamente mais bem preparados.”

 

O tempo estava muito instável em 2023 e o Team Peugeot TotalEnergies conseguiu tirar o máximo partido das condições difíceis. O PEUGEOT 9X8 Nº 94 liderou a corrida durante 34 voltas a meio da noite e ambos os carros conseguiram cruzar a linha de chegada da maior corrida do mundo.

 

“Não estamos a pensar num objetivo em termos de resultado”, insistiu Olivier Jansonnie. “A nossa única preocupação é tentar garantir que a corrida corre o melhor possível e que temos a máxima fiabilidade. Teremos uma ideia mais clara de como estamos em termos de performance após o dia de Testes e adaptaremos a nossa abordagem à corrida em conformidade.”

 

O dia de Testes realizar-se-á no domingo, 9 de junho. As equipas e os pilotos terão seis horas de tempo em pista para (de novo) se ambientarem ao Circuit des 24 Heures du Mans (13,626 km). Três sessões de treinos livres e de qualificação terão lugar na quarta-feira 12 e na quinta-feira 13 de junho, seguidas da Hyperpole disputada pelos oito melhores Hypercars. A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans terá o seu arranque oficial no sábado, 15 de junho, às 16h00 (15h00 em Portugal Continental), e a partida será dada pelo vencedor da Campeonato Mundial de Futebol de 1998, Zinédine Zidane.

 

As 24 Horas de Le Mans são uma grande festa do desporto automóvel que reúne fãs, famílias e entusiastas da competição de todos os quadrantes. A PEUGEOT espera que este evento seja uma grande festa desportiva. A Fan Zone da PEUGEOT proporcionará aos fãs um local de encontro, de acompanhamento da corrida, de festa e de dança ao som de DJ sets. Será uma oportunidade para os fãs se juntarem e partilharem uma experiência agradável e relaxante, apoiando a PEUGEOT.

 

Linda Jackson, CEO da marca PEUGEOT

 

“A PEUGEOT participa em Le Mans, no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, pelo segundo ano consecutivo.

No ano passado, quando regressámos a Le Mans para a corrida do Centenário, um aspeto sobressaiu acima de tudo... Os fãs da PEUGEOT, os nossos Leões! O ambiente e o apoio que sentimos na PEUGEOT Fan Zone foi incrível e estamos muito gratos por isso. Também nos recordou que Le Mans é a celebração e a partilha da nossa paixão pelo desporto automóvel e pelas corridas de resistência, com os nossos clientes e fãs.

O Team Peugeot TotalEnergies trabalhou incessantemente para desenvolver o 9X8 2024. Somos uma equipa unida, determinada a ter um bom desempenho e a sobressair. Tem sido fantástico ver os progressos realizados nas corridas a que assisti desde Le Mans no ano passado e, em especial, ver o entusiasmo e a emoção com a revelação do PEUGEOT 9X8 2024. E isto leva-nos a Le Mans. A PEUGEOT tem um forte historial nas corridas de resistência, com três vitórias absolutas em Le Mans (1992, 1993 e 2009). É claro que o nosso objetivo é ganhar aqui e acrescentar um quarto título a esta série de vitórias! Será, sem dúvida, um desafio difícil, com 23 Hypercars, novos construtores e um nível de exigência muito elevado. No entanto, se há uma coisa que aprendi sobre as corridas de resistência ao longo dos anos, é que nunca se sabe como é que uma corrida vai acabar. Com os nossos seis talentosos pilotos a competir nos dois Hypercars PEUGEOT 9X8 2024, uma equipa empenhada e trabalhadora e um grande apoio dos nossos fãs, tudo pode acontecer. Seria um feito incrível para a PEUGEOT terminar no lugar mais alto do pódio.

O FIA WEC e as 24 Horas de Le Mans continuam a ser um palco fantástico para mostrar o trabalho inovador que estamos a fazer na PEUGEOT. Estamos orgulhosos por estar de volta às 24 Horas de Le Mans em França e estou ansiosa por partilhar esta experiência com os fãs.”

 

DECLARAÇÕES DOS PILOTOS…

 

Paul di Resta (N.º 94 - PEUGEOT 9X8 2024)

“Penso que os Hypercars foram feitos para correr em Le Mans. É aqui que eles podem realmente expressar-se, andando a fundo no Setor 2. Com a versão de 2024, julgo que podemos competir com os grandes. É certamente isso que vamos procurar fazer. Acho que o mais importante será fazer uma corrida limpa: mantermo-nos na mesma volta que o líder, continuar a lutar e mostrar a nossa determinação até ao fim. Estou ansioso por ir para a pista e voltar a sentir os momentos especiais que vivemos no ano passado: a adrenalina que se sentiu na equipa, a emoção no final da corrida e a sensação de ter conseguido um desempenho que excedeu as nossas esperanças e expectativas. Sabemos que vai ser muito, muito difícil, mas vamos dar o nosso melhor. É difícil explicar o que significa conquistar Le Mans, mas vencer em Le Mans com um construtor francês deve ser incrível.”

 

Loïc Duval (N.º 94 - PEUGEOT 9X8 2024)

“A minha melhor recordação de 2023 foi ver as lágrimas nos olhos de todos depois de termos cruzado a linha de chegada. E também o facto de, às 3 da manhã, a meio da prova, ainda estarmos entre os três primeiros.Foi um grande feito para toda a equipa. Infelizmente, tivemos uma saída de pista e depois surgiram alguns problemas técnicos... Esta corrida é especial porque Le Mans só acontece uma vez por ano. É como uma final, uma final do Campeonato do Mundo, por exemplo, uma final para a qual todos se preparam ao longo do ano. Também tem a ver com o formato: competir durante 24 horas é algo muito diferente. É difícil para os pilotos, para as equipas e para os carros. É um grande desafio. Le Mans é a maior corrida do mundo, e há tanta história aqui... Há aqueles que já aqui correram e depois há todos aqueles que gostariam de participar. Este ano, temos um carro praticamente novo. Não é 100% novo, mas há muitas diferenças em relação à versão anterior. Não vai ser fácil, porque ainda temos muito que aprender em comparação com os nossos rivais, que conduzem o mesmo carro há uma ou duas épocas. Ainda estamos a conhecer o nosso carro. Estamos bastante satisfeitos com os testes e as primeiras duas corridas. Houve claramente um ganho de performance e também trabalhámos bastante para melhorar a fiabilidade. Isso é muitas vezes um fator decisivo em Le Mans".

 

 

Mikkel Jensen(N.º 93 - PEUGEOT 9X8 2024)

“Foi muito especial para mim no ano passado, porque foi a primeira vez que competi na classe de elite dos Hypercars com a PEUGEOT, uma marca francesa, com todo o apoio e encorajamento dos fãs franceses durante toda a semana... E também recebi muito apoio e encorajamento de todos os fãs dinamarqueses, que vêm a Le Mans em grande número. Esta será a primeira corrida do PEUGEOT 9X8 2024 em Le Mans. Este ano, estamos mais ambiciosos do que em 2023, apesar de a concorrência ser ainda mais forte. Será mais difícil terminar no pódio este ano do que no ano passado. Mas vamos concentrar-nos no nosso trabalho para tentar melhorar tudo. A equipa fez um excelente trabalho nas últimas corridas, sem erros nas paragens nas boxes, com boas estratégias, etc. Por isso, vamos concentrar-nos na corrida. Antes disso, temos de encontrar as afinações certas nos dias de Testes para estarmos entre os primeiros. É impossível prever o resultado final, mas vamos dar o nosso melhor, desfrutar da corrida e veremos como ficamos no final...”

 

Nico Müller(N.º 93 - PEUGEOT 9X8 2024)

“Lembro-me de estar a liderar a corrida por volta da meia-noite em condições bastante complicadas. Foi muito especial estar na liderança do pelotão na edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans. Teríamos gostado que essa sensação durasse um pouco mais, mas o facto de conseguirmos que os dois carros cruzassem a linha de chegada foi, por si só, muito gratificante na primeira corrida da PEUGEOT no seu regresso a Le Mans. É a maior corrida do mundo e está indissociavelmente ligada à história da marca. A pista é absolutamente única e só se pode correr aqui uma vez por ano. Por isso, só o facto de estarmos à partida desta incrível corrida já é especial por si só. Lutar para a ganhar foi uma honra! Trabalhámos arduamente para melhorar o conjunto e a versão 2024 do PEUGEOT 9X8 tem certamente mais potencial. É mais confortável de conduzir no limite, o que nos deverá ajudar em Le Mans. Preparámo-nos bem e os testes correram da melhor forma. A equipa fez um grande esforço e nós dedicámos bastante tempo... A competição vai ser incrivelmente dura, sabemos disso, mas queremos lutar nos lugares da frente.”

 

Stoffel Vandoorne(N.º 94 - PEUGEOT 9X8 2024)

“Fui piloto de reserva da PEUGEOT em Le Mans no ano passado. Foi muito interessante, mas este ano vai ser muito diferente porque vou conduzir o PEUGEOT 9X8 2024! Antes de começar a competir nas provas de Resistência, não me tinha apercebido da dimensão desta corrida. No ano passado, comecei a apreciar a dimensão das 24 Horas de Le Mans. É uma semana longa, é cansativo e não se dorme muito, mas adorei! Temos um carro novo desde Imola e, infelizmente, falhei a corrida em Spa devido à data coincidente com o calendário da Fórmula E. Ainda há muito para conhecer acerca este PEUGEOT 9X8 2024, mas tivemos a sorte de competir em dois eventos antes de Le Mans. Sinto-me preparado. Já participei em várias corridas de Resistência e fiz muitos testes. Estou pronto para enfrentar este desafio. Temos de estar empenhados e lutar com os melhores, como fizemos no Qatar.Com tantos Hypercars em pista, será um sprint de 24 horas em que todos estarão a esforçar-se ao máximo até ao final. Mas nós vamos estar lá no meio...”

 

Jean-Éric Vergne(N.º 94 - PEUGEOT 9X8 2024)

“Antes de mais, Le Mans é uma pista única. Habitualmente, não andamos em circuitos com 13 ou 14 quilómetros de extensão ou tão exigentes. A pista é parte integrante da história desta prova única. Como pilotos, temos de estar em boa forma, obviamente, mas é mais uma questão de preparação de todos os elementos da equipa, dos mecânicos e dos carros, claro. O nosso objetivo é elevado, mesmo que as duas últimas corridas não tenham corrido exatamente como planeado. Se conseguirmos evitar quaisquer problemas mecânicos durante a corrida, isso poderá ser decisivo. Também espero que tenhamos o andamento necessário para lutar pela vitória. É esse o meu objetivo e penso que é também esse o sentimento da equipa.”

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 14:51:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...