Nelson Oliveira cumpre expectativas no contra-relógio olímpico

O português Nelson Oliveira foi ontem o 18.º classificado no contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Londres, uma prova ganha pelo britânico Bradley Wiggins. O corredor natural de Anadia completou o percurso de 44 quilómetros em 54m41s.
 
O ciclista luso gastou mais 4m02s do que o novo campeão olímpico, mas conseguiu um registo de elevada qualidade, pois ficou apenas a 32 segundos do décimo lugar. “Esperávamos um melhor lugar na classificação final, mas em termos de tempo cumpriu as expectativas. Tendo em conta a margem de evolução de que o Nelson dispõe, o futuro parece-nos extremamente promissor, até porque os homens que hoje discutiram os primeiros lugares talvez não conseguissem um desempenho tão bom como o do Nelson Oliveira quando tinham a idade dele, 23 anos”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.
 
Na luta pelas medalhas, a Grã-Bretanha desforrou-se hoje da desilusão vivida no sábado, na prova de fundo, pois conquistou dois lugares no pódio. O recente vencedor da Volta a França, Bradley Wiggins, esteve imperial e venceu com 50m39s, tendo pedalado à média de 52,113 km/h. O campeão do mundo da especialidade, o alemão Tony Martin, foi o segundo, a 42 segundos. O bronze também ficou em terras de Sua Majestade, graças ao desempenho de Christopher Froome, que gastou mais 1m08s do que o compatriota e colega de equipa Bradley Wiggins.
 
A participação portuguesa nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos terminou ontem. Na hora de balanço, José Poeira declara que o ciclismo luso “teve um desempenho global positivo, com o 13.º lugar do Rui Costa, na prova de fundo, e o 18.º do Nelson Oliveira, no contra-relógio. Como são dois corredores ainda em fase de evolução, estes lugares abrem-nos boas perspectivas com vista a futuras competições internacionais de alto nível”.
 
Enquanto a selecção nacional de estrada regressa a Portugal para, na próxima semana, partir para a Holanda, onde irá disputar o Campeonato da Europa de Estrada para sub-23 e juniores, o BTT luso prepara-se para, na segunda-feira, embarcar para Londres, onde David Rosa vai representar o país na corrida de cross country, agendada para o dia 12 de Agosto.
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...