Notícias em www.acm.pt
CERCA DE 300 JOVENS NO 11º PRÉMIO ACR RORIZ: As ruas da freguesia barcelense de Roriz animaram-se no passado domingo com a realização da prova pontuável para o Troféu Revelações ACM 2013 - Cision. O Prémio ACR Roriz juntou cerca de três centenas de jovens atletas.
DIVERLANHOSO ACOLHEU ENCONTRO DE ESCOLAS DE BTT: O Parque Aventura Diverlanhoso (Póvoa de Lanhoso) acolheu o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - BTT da zona norte, uma atividade destinada aos escalões de benjamins, iniciados, infantis e juvenis.
1º BTT DHI VILA DE SÃO TORCATO: A Vila de São Torcato (Guimarães) recebe no dia 28 de abril o Campeonato Regional do Minho de BTT DHI - Reclamos Vitória. Para a segunda prova do competitivo campeonato minhoto é esperada a participação de muitos atletas e de muito público.
PASSEIO DE BTT 454: Está agendado para o dia 27 de abril o Passeio de BTT 454 promovido pelo Corpo Nacional de Escutas (agrupamento 454 - Longos, Guimarães). A iniciativa tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.
III PASSEIO DE BTT SILVARES COM VIDA - 100% Solidário: Realiza-se no dia 28 de abril o III Passeio de BTT de Silvares (Guimarães), uma iniciativa da associação "Silvares com Vida" que tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.
FAMALICÃO PARTICIPA NO EUROPEAN CYCLING CHALLENGE 2013: Vila Nova de Famalicão vai participar, durante o mês de maio, no European Cycling Challenge 2013, uma iniciativa desportiva e ambiental que tem como principal objetivo fazer da bicicleta o principal meio de transporte utilizado. A iniciativa tem o apoio, entre outros, da Associação de Ciclismo do Minho.
DESPORTO ESCOLAR (BTT) EM GUIMARÃES: O 2º Encontro Inter-regional de BTT do Desporto Escolar (Zona Norte) realiza-se no dia 4 de maio no Parque da Cidade Desportiva (Guimarães). A iniciativa contará com a participação das CLDE de Braga, Porto, Tâmega e Entre Douro e Vouga.
13º BTT GONDAR JOVEM / C.N.E. - TAÇA MANUEL ABREU: Disputa-se no dia 5 de maio o 13º BTT Gondar Jovem / C.N.E. - Taça Manuel Abreu, quinta prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo.
PASSEIO DE BTT DE PRAZINS SANTA EUFÉMIA: O Passeio de BTT de Prazins Santa Eufémia (Guimarães) realiza-se no dia 5 de maio, numa iniciativa da Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia que tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho. As inscrições podem ser efetuadas online.
FAFE SHOW BIKE DE 10 A 12 DE MAIO: Exposições, atividades de BTT, Cicloturismo, Trial Bike e Dual Cross, workshops, tertúlias e animação musical são algumas das atividades previstas para o Fafe Show Bike, um mega evento de ciclismo a realizar de 10 a 12 de maio no Parque da Cidade de Fafe.
GOLÃES RECEBE A TAÇA DE PORTUGAL DE JUNIORES: A freguesia de Golães, em Fafe, recebe no próximo dia 11 de maio a Taça de Portugal de Juniores. De manhã será disputado o Prémio Junta de Freguesia de Golães (cadetes) e de tarde o Troféu José Martins (juniores), incluindo os percursos passagens pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.
CAMPEONATO REGIONAL DO MINHO DE TRIAL BIKE EM FAFE: O primeiro Campeonato Regional do Minho de Trial Bike vai ser disputado no dia 12 de maio em Fafe no âmbito do Fafe Show Bike.
MEGA PASSEIO DE CICLOTURISMO FAFE SHOW BIKE e I PASSEIO DE BTT SERRAS DE FAFE: Estão abertas as inscrições para as iniciativas a realizar no dia 12 de maio no âmbito do Fafe Show Bike. Inscrições em www.acm.pt.
3 HORAS DE RESISTÊNCIA TRILHOSBIKE: Realiza-se no dia 12 de maio, na Senhora da Saúde / São Clemente de Sande (Guimarães), a primeira edição das 3 Horas de Resistência Trilhosbike. A iniciativa é promovida pelo Joane BTT e Trilhosbike, contando com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.
5ª MARATONA BTT DE FAMALICÃO (Campeonato Regional do Minho de BTT XCM): O Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas será disputado na 5ª Maratona BTT de Famalicão agendada para o próximo dia 19 de maio. A atividade desportiva é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados.
PASSEIO DE BTT ROTA DAS TAIPAS: No dia 26 de maio realiza-se o Passeio de BTT Rota das Taipas, uma iniciativa do Corpo Nacional de Escutas (agrupamento 666) que tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e do Grupo BTT Caminhos Fracos.
RAID BTT MARGENS DO CÁVADO: O V Raid BTT Margens do Cávado realiza-se no dia 26 de maio, junto à praia fluvial de Merelim São Paio, no concelho de Braga. Oficializada como prova aberta, a atividade tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e assume um cariz solidário.
SEGURO DESPORTIVO 2013 / CICLISMO DE LAZER: Federado é mais seguro: Estão abertas as filiações de cicloturistas e betetistas, cuja licença desportiva inclui o seguro desportivo (acidentes pessoais e responsabilidade civil). A filiação como cicloturista e betetista destina-se a praticantes que, de forma não competitiva, praticam regularmente ciclismo e participam em eventos de “Ciclismo para Todos” (passeios e maratonas BTT, cicloturismo/ciclismo de estrada). O pedido de licença pode ser efetuado online em www.acm.pt (pagamento por multibanco).
OFICIALIZAÇÃO DE EVENTOS DE CICLISMO (lazer e competição): A Associação de Ciclismo do Minho, no âmbito do ciclismo de lazer e das “provas abertas”, continuará a apostar na legalização de provas consideradas “clandestinas” considerando que, nos termos da legislação, os eventos desportivos competitivos e os que assumem natureza de manifestações desportivas de carácter lúdico devem ser oficializados pela respetiva federação.