O júnior Miguel do Rego, 12.º classificado na prova de perseguição individual, conseguiu o melhor resultado de ontem para a Seleção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, que decorre em Montichiari, Itália.
O corredor que vive em França completou os 3 quilómetros da corrida de perseguição em 3’27’’077. João Dinis gastou 3’28’’573 e foi o 16.º classificado. Ambos cumpriram a meta estabelecida à partida, concluir a corrida no top 16. O grego Georgios Stavrakakis sagrou-se campeão da Europa.
Na disciplina de 1 km contrarrelógio, os dois lusos inverteram posições. O melhor foi João Dinis, 16.º, com 1'07''533. Miguel do Rego gastou 1'08''700 e foi 17.º. A vitória foi para o belga Ayrton de Paw, com 1’03’’302.
As juniores Maria Martins e Soraia Silva também subiram à pista nesta quarta-feira, participando na prova de perseguição individual. Maria Martins foi 15.ª, com 2'32''613, e Soraia Silva acabou na 27.ª e penúltima posição, devido ao registo de 2'37''667. A lituana Olivija Baleisyte colocou o recorde mundial júnior em 2'22''311, uma marca alcançada na qualificação. Foi mais lenta na final, mas conquistou a medalha de ouro.
“Todos os nossos atletas, sem exceção, cumpriram o objetivo de melhorar os marcas pessoais de forma significativa, deixando muito boas indicações para o futuro”, considera o selecionador nacional, Gabriel Mendes.
A participação da Seleção Nacional/Liberty Seguros no Europeu continua nesta quinta-feira. Miguel do Rego disputa as primeiras três provas do concurso júnior de omnium: scratch, às 10h00, perseguição individual, às 14h30, e eliminação, às 16h30. Ivo Oliveira disputa a final direta de 1 km contrarrelógio para sub-23 às 15h30, tentando colocar-se entre os dez melhores, e alinha a corrida por pontos, com o intuito de evoluir nesta disciplina, às 19h00. Maria Martins disputa a corrida por pontos para juniores femininas às 17h00 e João Dinis alinha na mesma disciplina, mas em masculinos, às 17h30.
“O que podemos vir a fazer em termos de resultados absolutos é imprevisível, sobretudo na categoria de juniores, na qual há uma grande renovação de atletas e não conhecemos boa parte dos adversários. O Ivo, pelo trabalho que tem vindo a realizar e pelos registos que temos, está em condições de melhorar significativamente o seu tempo na prova de 1 km. Se isso acontecer, pode aspirar a colocar-se entre os seis melhores sub-23 da Europa”, considera Gabriel Mendes.
A Seleção Nacional/Liberty Seguros já conquistou duas medalhas de prata neste Campeonato da Europa. Ivo Oliveira é vice-campeão europeu de perseguição individual em sub-23 e Maria Martins é vice-campeã júnior de scratch.