Volta a Portugal de Cadetes - André Carvalho triunfa no desempate por pontos

André Carvalho (EC Carlos Carvalho) confirmou ontem o triunfo na Volta a Portugal de Cadetes, depois de ser o terceiro classificado na derradeira etapa, 74,4 quilómetros entre Roriz e o Monte da Franqueira, que foi ganha pelo colega de equipa João Pereira. O segundo na tirada foi o sul-africano Devon Rocha (EC Fernando Carvalho/CDC Navais), que terminou a Volta em igualdade de tempo com o vencedor, perdendo a camisola amarela no desempate por pontos.
 
Com os oito primeiros da geral individual empatados em tempo, adivinhava-se uma tirada emotiva, sobretudo porque a montanha marcava presença acentuada, com duas contagens ao longo da viagem e outra coincidente com a meta, depois de uma escalada de 3,1 quilómetros. Apesar da juventude, os ciclistas optaram por uma corrida pouco impulsiva e muito cerebral, chegando o pelotão principal compacto ao começo da ascensão para a chegada.
 
Nas rampas do Monte da Franqueira impuseram-se os mais fortes. João Pereira destacou-se dos demais, cortando o risco ao fim de 2h07m07s (média de 35,117 km/h). Devon Rocha foi o segundo e André Carvalho o terceiro, ambos a 17 segundos.
 
Na geral, André Carvalho segurou a camisola amarela. O neto de Carlos Carvalho, vencedor da Volta a Portugal de 1959, foi terceiro em duas etapas e segundo noutra, totalizando 8 pontos. Devon Carvalho terminou com o mesmo tempo, mas fez 44 pontos (um segundo lugar, um nono e um 33.º). O terceiro classificado na geral individual foi Hugo Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 7 segundos dos primeiros.
 
“Eu não era a principal aposta da equipa, mas entrei na fuga certa, no primeiro dia, e passei a ser o líder do nosso colectivo. A partir daí foi uma questão de gerirmos a corrida da melhor forma para os nossos interesses. Dedico o triunfo à minha família e aos meus companheiros de equipa”, disse André Carvalho, pouco antes de subir ao pódio.
 
O neto do antigo vencedor da Volta a Portugal juntou à vitória na geral individual as camisolas dos pontos e de mais bem classificado de entre os filiados na AC Minho. Ivo Oliveira (LIberty Seguros/Autoribeiro) ganhou as metas volantes, Devon Rocha sagrou-se o melhor trepador e a Liberty Seguros/Feira/Specialized impôs-se colectivamente.
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...