18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ricardo Marinheiro vice-campeão europeu de eliminação BTT

O português Ricardo Marinheiro ganhou hoje a medalha de prata na prova de eliminação BTT do Campeonato da Europa, que decorre na pista de Tamengos, Anadia, até domingo.

 

Numa das disciplinas da competição abertas à categoria de elite, Portugal esteve irrepreensível ao longo de todo o concurso. Na fase de apuramento – em sistema de contrarrelógio individual -, Bruno Silva estabeleceu o melhor registo e Ricardo Marinheiro foi o segundo mais rápido. Nas eliminatórias, os portugueses foram passando as diferentes fases, conseguindo ambos estar entre os quatro finalistas.

 

Na prova decisiva, Bruno Silva acusou o esforço e ficou-se pelo quarto lugar. Mas Ricardo Marinheiro conseguiu estar na disputa do título europeu até ao último metro. O corredor português passou na frente o “rock garden” de acesso à zona de meta, curvou ainda na dianteira para a reta final, sendo apenas batido, já em cima da linha de chegada, pelo esloveno Jakob Klemencic. O terceiro foi o romeno Ede-karoly Molnar.

“Estou a viver um misto de sentimentos. Vim para este Europeu a pensar numa medalha, algo que já não acontecia desde que fui vice-campeão mundial júnior, há 12 anos. Voltar a subir ao pódio, ainda por cima na categoria de elite, é incrível. Ainda tem mais sabor por acontecer em Portugal, com o apoio do público. Isso dá muitos ‘watts’ extra. Na corrida final, sabia que tinha de fazer um arranque muito bom e liderei a corrida toda. Após o ‘rock garden’, sabia que estava em posição de vencer, mas tinha consciência de que se trouxesse alguém na roda para a reta final seria difícil. Dei o que tinha e não me arrependo de nada. Queria uma medalha e consegui alcançá-la”, salientou Ricardo Marinheiro.

 

“Chegámos a esta corrida com a secreta esperança de poder levar uma medalha. Isso veio a concretizar-se. Tanto o Ricardo como o Bruno são dois grandes especialistas nesta disciplina e provaram-no em prova”, reconhece o selecionador nacional, Pedro Vigário.

 

A corrida feminina de eliminação assistiu ao guião anunciado. Ou seja, a italiana Gaia Tormena, campeã mundial da especialidade, puxou pelos galões e impôs-se com autoridade. Foi seguida pela eslovaca Terézia Ciriaková e pela checa Zuzana Safárová.

 

Os Países Baixos triunfaram na estafeta mista (XCR), prova em que cada país compete com seis corredores – três masculinos e três femininas -, cada um fazendo uma volta ao circuito e passando o testemunho a um colega de equipa. Sendo uma corrida em que competem ciclistas de ambos os géneros e de três categorias etárias diferentes, é normal haver alterações no ordenamento classificativo ao longo da corrida, em função das escolhas de cada selecionador para cada volta.

 

Apesar dessa natural oscilação, o domínio dos Países Baixos foi de tal ordem que começaram a comandar a prova na segunda das seis voltas, fazendo-o em solitário a partir da quarta volta. Desse modo, os neerlandeses conquistaram a medalha de ouro com clara supremacia, medida nos 50 segundos de vantagem sobre a equipa de Itália, que ficou com a medalha de prata. A Alemanha fechou o pódio, a 1m39s da nação vencedora.

 

Portugal terminou no oitavo lugar, a 3m01s da medalha de ouro. A representação nacional, por ordem de entrada em pista, esteve a cargo de Ricardo Marinheiro, Mariana Líbano, João Cruz, Joana Monteiro, Artur Mendonça e Raquel Queirós.

 

“Estivemos muito bem como equipa. Foi a nossa melhor participação de sempre nesta disciplina. Estivemos muito coesos, na disputa dos lugares da frente até à última volta, o que para nós é uma novidade e espero que seja motivador para os nossos corredores”, frisa Pedro Vigário.

 

O fim de semana está guardado para o cross country olímpico (XCO), principais provas do programa desportivo. No sábado competem os sub-19. Às 11h00 é a vez dos masculinos, ficando a prova feminina para as 14h00.

 

Nesta jornada Portugal terá 12 corredores em pista. No setor masculino vestem as cores nacionais Artur Mendonça, Eduardo Rodrigues, Francisco Silvestre, Guilherma Barros, Rafael Sousa e Tomás Gaspar. As representantes femininas são Beatriz Sousa, Catarina Lopes, Íris Chagas, Laura Simão, Mariana Líbano e Marta Carvalho.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 17:32:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...