Manuel Cardoso, Nelson Oliveira e Rui Costa, os três corredores que representam Portugal na prova de fundo dos Jogos Olímpicos, a disputar neste sábado, têm dedicado os dias na capital londrina ao trabalho e à preparação da corrida de 250 quilómetros.
A selecção nacional chegou a Londres na quarta-feira e, logo no primeiro dia, fez trabalho de rolos. Na quinta-feira, o trio nacional treinou no percurso da competição, durante cerca de três horas, reconhecendo o traçado e estudando os pontos que poderão ser decisivos para o desfecho da prova. Hoje, Manuel Cardoso, Nelson Oliveira e Rui Costa efectuaram um treino mais ligeiro, de cerca de hora e meio, nas imediações da aldeia olímpica.
“O ambiente e a condição física dos nossos corredores são bons. No treino que fizemos no percurso da corrida constatámos que a subida não é demasiado dura, o que poderá permitir aos sprinters manterem-se no pelotão até final. No entanto, como se costuma dizer, carga leve ao longe cansa, e a distância a percorrer é muito elevada e a subida terá de ser ultrapassada nove vezes”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.
O técnico português avança, contudo, com uma característica do traçado que poderá provocar surpresas. “Na zona do circuito fora da cidade, há troços de estrada estreita e técnica. Ou seja, o pelotão poderá partir-se, não só a subir como até em descida. Será fundamental uma boa colocação para podermos estar onde a corrida se decida”, resume Poeira.
Convocados
Manuel Cardoso (Caja Rural)
Data de Nascimento: 07/04/1983
Naturalidade: Paços de Ferreira
Equipas: Boavista, Liberty Seguros, Footon-Servetto, RadioShack, Caja Rural
Vitórias: 27
Vitórias em 2012: 2
Ranking WorldTour: -
Nelson Oliveira (RadioShack-Nissan)
Data de Nascimento: 06/03/1989
Naturalidade: Vilarinho do Bairro, Anadia
Equipas: Xacobeo Galicia, RadioShack-Nissan
Vitórias: 1
Vitórias em 2012: 0
Ranking WorldTour: -
Rui Costa (Movistar)
Data de Nascimento: 05/10/1986
Naturalidade: Póvoa de Varzim
Equipas: Benfica, Caisse d'Epargne, Movistar
Vitórias: 13
Vitórias em 2012: 2
Ranking WorldTour: 13.º