A Selecção Nacional/Liberty Seguros de BTT já está em Val d’Isère, França, para disputar as provas da Taça do Mundo que ali se realizam, entre sexta-feira, 27, e domingo, 29.
A principal aposta são as corridas de cross country olímpico (XCO), em que a Selecção Nacional/Liberty Seguros tem dois objectivos em mente. Na categoria de elite, através dos convocados David Rosa (CarbBoom) e Tiago Ferreira (Bi&Esse/Infotre Protek), pretende-se “consolidar a preparação dos Jogos Olímpicos”, explica o seleccionador nacional, Pedro Vigário. Portugal estará representado pela primeira vez nos Jogos em Londres, estando a prova de XCO marcada para o dia 12 de Agosto. David Rosa é o ciclista eleito para competir na capital britânica e Tiago Ferreira é o suplente, para o caso de algum impedimento de última hora obrigar à substituição.
A equipa nacional também competirá na prova de juniores da etapa da Taça do Mundo do próximo fim-de-semana, por intermédio do campeão nacional, Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) e de Diogo Figueiredo (JUM Marinhas/Sanitop/KTM). Neste caso, a ideia é “continuar a proporcionar aos mais jovens a experiência de competição ao mais nível internacional, tendo em conta a necessária renovação de valores do XCO português”, salienta Pedro Vigário.
A Selecção Nacional/Liberty Seguros vai também ser representada pelo júnior João Góis (Penacova DH/UD Lorvanense) na disciplina de Downhill (DHI).
O BTT português vai ainda estar presente através de corredores que vão participar pelas respectivas equipas. No XCO isso acontece com Mário Costa (ASC/Bike Zone), Rúben Almeida e Rafael Assunção (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), e no DHI alinham Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Specialized/Ciclomadeira), Francisco Pardal (Pombal Jovem/More Bike Park) e José Borges (ASC/Bike Zone).