18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal entra para o Guinness World Records com a Maior Aula de Programação do Mundo

“Maior Aula de Programação do Mundo” juntou mais de 2000 participantes no Técnico Innovation Center com idades entre os 12 e os 66 anos, com igual representação de género;
 
Evento da autoria da Magma Studio e do Instituto Superior Técnico contribui para o posicionamento de Portugal como um hub tecnológico no panorama internacional.
 
Portugal acaba de entrar para o Guinness World Records com a realização da “Maior Aula Programação do Mundo”. A iniciativa, da autoria da Magma Studio e do Instituto Superior Técnico, ocorreu hoje, no Técnico Innovation Center e reuniu mais de 2000 pessoas, entre as quais cerca de 1800 alunos universitários.
 
A aula, lecionada por Rodrigo Girão (Python Developer e Alumni do Técnico) e pelos Professores Inês Lince e Arlindo Oliveira, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, percorreu três grandes capítulos: Algoritmia e Programação por objetos, Desenvolvimento em Python e Inteligência Artificial. Do outro lado, estavam cerca de 1800 alunos universitários, de vários pontos do país e das mais variadas áreas de formação, desde a Engenharia Informática à Psicologia, que aprenderam um pouco mais sobre programação.
 
Com esta distinção, a Magma Studio e o Instituto Superior Técnico concluem o propósito inicial do evento: reforçar o posicionamento de Portugal nos mercados e comunidades internacionais como um país de jovens, profissionais e empresas altamente qualificados no setor tecnológico, sensibilizar os jovens, e a população em geral, para a crescente importância da tecnologia nas escolhas de carreira, e destacar a relevância das competências digitais.
 
“Este recorde destaca, acima de tudo, o talento nacional e o vasto potencial que a tecnologia tem para moldar o futuro de Portugal. Ao juntarmos representantes das maiores empresas tecnológicas e as futuras gerações de talento, acreditamos que esta iniciativa não só deixará uma marca na história da digitalização do país, mas também servirá como uma inspiração para a valorização e a retenção dos nossos jovens talentos. Esperamos que o impacto deste evento transcenda o momento presente e reforce o compromisso em apoiar e reconhecer aqueles que serão os impulsionadores da inovação tecnológica nacional nos próximos anos”, destaca Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio.
 
Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico refere que “É uma enorme alegria termos entrado para o Guiness com este propósito tão nobre: ensinar engenharia a jovens. Todos os dias, desde há 113 anos, que o fazemos no Técnico. Esperamos que este recorde hoje atingido inspire ainda mais jovens a estudar e a fazerem connosco um futuro melhor. A informática e em especial a programação são ferramentas indispensáveis ao nosso crescimento sustentável enquanto sociedade.”
 
Após a aula, existiu um momento de networking com as empresas que patrocinaram a iniciativa - Ana Aeroportos de Portugal, Axians, Deloitte, Galp, Millennium BCP, NOS, NTT Data, Vodafone e Worten – no qual os participantes tiveram oportunidade de conversar com os +300 colaboradores das empresas sobre a sua experiência profissional, ofertas de trabalho e até bolsas de estudo. Seguiu-se ainda um almoço de convívio e uma festa de celebração do Recorde do Guinness.
 
A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a Unicorn Factory Lisboa, que também tiveram representares a acompanhar o evento.
 
Foto: João Gregório.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 6 de novembro de 2024 – 01:19:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...