
A Porsche produz automóveis em Zuffenhausen há 75 anos
O primeiro Porsche 356 de produção alemã foi concluído no dia 6 de abril de 1950
Zuffenhausen tornou-se rapidamente a casa da Porsche
A combinação entre a tradição e a produção de alta tecnologia
O primeiro Porsche 356 produzido na Alemanha foi concluído no dia 6 de abril de 1950, data essa que marcou o início de uma extraordinária história de sucesso. Ao longo das décadas, Zuffenhausen tornou-se o centro de produção de
automóveis desportivos da Porsche.
A produção do Porsche 356 começou e Estugarda há 75 anos. O primeiro automóvel da nova série foi concluído em Zuffenhausen no dia 6 de abril de 1950.
Com a produção em série do Porsche 356, começou uma história de sucesso. Desde então, o local está ligado aos automóveis desportivos da marca: o 911, que é produzido em série desde 1964, o 718 e o Taycan.

O primeiro Porsche 356 foi concluído em Zuffenhausen no dia 6 de abril de 1950.
Até ao final de 1950, a Porsche produziu 317 automóveis.
Devido ao sucesso inicial na competição e à enorme procura nos mercados de exportação, o 356 tornou-se rapidamente num enorme sucesso para a marca.
Como a entrega da Werk 1 foi atrasada pela administração militar dos EUA, a Porsche encomendou ao conceituado arquiteto de Estugarda, Rolf Butbrod, o projeto da Werk 2.
A fábrica de montagem, construída num terreno vendido à Porsche pela Reutter, entrou em funcionamento em 1952, espaço esse que foi ampliado em 1954.
No final de 1955, a Porsche também regressa à Werk 1 em Zuffenhausen.
O espaço era utilizado pelo departamento de design, a equipa comercial, a oficina de reparação de automóveis da empresa e de clientes, bem como o departamento de testes e desenvolvimento de automóveis de competição.
A produção, as vendas e o fornecimento de peças sobresselentes permaneceram na Werk 2.
A construção de motores começou na Werk 3 em 1960 e, no dia 1 de dezembro de 1963, a Porsche adquiriu a construtora de carroçarias Reutter e o seu vasto know-how com cerca de 1000 colaboradores – o que quase duplicou o número de trabalhadores da marca.
Desta forma, a Porsche assegurou também as instalações de Zuffenhausen.
Nesse mesmo ano saiu da linha de produção em Zuffenhausen o primeiro 911, na altura ainda conhecido como 901.
No final da produção, em 1965, o construtor de automóveis desportivos tinha produzido cerca de 78.000 unidades do 356. Nas décadas seguintes, a Porsche expandiu e modernizou de forma contínua as suas instalações.
No início dos anos 50, a Porsche praticava em Zuffenhausen um princípio de produção que atualmente ainda é aplicado: a produção flexível de diversas variantes numa linha comum. As variantes Coupé, Cabriolet, Roadster e Speedster do Porsche 356 eram todas fabricadas em paralelo e com acabamentos feitos de forma individual.
Este princípio de uma gama de variantes combinada com uma elevada eficiência e qualidade continua a ser uma característica da produção na sede.
Ainda hoje, todas as variantes do 911 – desde o Carrera até aos modelos GT e Cup – passam por uma única linha de produção.
O equipamento interior é produzido na selaria da fábrica.

Do 356 ao 911 – crescimento e expansão
Nos anos 60, o 911 superou o 356. A produção foi aumentada e foram construídos novos edifícios de produção.
A construção de motores foi subcontratada e a Werk 2, que estava a ser ampliada de forma contínua, recebeu um pavilhão adicional.
Em 1969, o edifício 41 foi construído como um espaço de vários andares para a montagem final.
A Porsche otimizou o fluxo de produção e aumentou as suas capacidades. Em 1973, trabalhavam na Porsche cerca de 4000 colaboradores e, no final dos anos 80, mais do dobro desse número nas três unidades: a produção em Zuffenhausen, o centro de Investigação e Desenvolvimento em Weissach e os escritórios em Ludwigsburg.
Durante as décadas seguintes, as instalações de Zuffenhausen cresceram gradualmente, em linha com o aumento de produção.
Nas décadas de 1970 e 1980, os modelos com motor dianteiro como o 928, 944 e 968 foram construídos nas instalações, em conjunto com o 911.
Nos anos 80, a produção de carroçarias em Zuffenhausen voltou a atingir os limites de capacidade. A crescente procura por automóveis desportivos exigiu uma expansão das instalações.
Em 1988, foi construída a Werk 5, concebida para uma produção de carroçarias altamente flexível.
A nova lógica de produção ganhou assim um novo símbolo visível com a ponte, que passa por cima da movimentada Schwieberdinger Strasse a uma altura de cerca de 35 metros, que serve para transportar as carroçarias fabricadas diretamente para a linha de montagem final na Werk 2, do outro lado da rua.
Outra mudança significativa na história da fábrica foi a preparação para o início da produção do Taycan, o primeiro modelo 100% elétrico, que começou a produção em série em 2019.
Como parte dessa transformação, a Porsche criou áreas de produção: a Werk 5 recebeu uma nova linha de construção de carroçaria, enquanto uma moderna fábrica de pintura foi instalada na Werk 1 – tudo adaptado aos requisitos específicos da mobilidade elétrica.
Ao mesmo tempo, foi construído um moderno edifício de montagem com uma estrutura linear modular na Werk 2, virado para a Adestrasse.
Foi ainda construída uma segunda ponte de transporte sobre a Schwieberdinger Strasse para conectar a nova configuração logística de produção.

Onde a Porsche combina alta tecnologia e manufatura
Zuffenhausen é um símbolo de precisão, de inovação e de manufatura requintada. O local onde a Porsche combina a tradição com a tecnologia de produção mais avançada: sistemas de transporte autónomo, uma cloud central da fábrica e a utilização de inteligência artificial – apenas para referir algumas das inovações utilizadas na produção dos automóveis desportivos “Made in Zuffenhausen”.
O centro de produção do 911 e do Taycan 100% elétrico está localizado nas instalações de Zuffenhausen.
Para além disso, numa área total de cerca de um quilómetro quadrado no Norte de Estugarda, os motores boxer para os automóveis desportivos e os motores V8 para os modelos de quatro portas com motor de combustão, bem como os motores elétricos para o Taycan e o Macan elétrico, são produzidos em duas fábricas de motores.
Para além disso, o local acolhe um total de três fabricantes: a Porsche Exclusive Manufaktur, onde os automóveis dos clientes são amplamente personalizados, o departamento Sonderwunsch, onde são criados automóveis únicos, e o CFRP Manufaktur, onde os elementos exteriores da carroçaria são montados manualmente fora da linha de produção normal, para os modelos desportivos com uma construção especial de baixo peso, como o 911 S/T ou o 911 GT3 RS.
A par de Zuffenhausen e Weissach, Leipzig também desempenha um papel impor tante no mundo Porsche.
O Cayenne saiu da sua linha de produção entre 2002 e 2016, ao qual se juntou o Carrera GT entre 2003 e 2006.
O Panamera também tem sido produzido em Leipzig desde 2009, bem como o Macan desde 2014.
Para suportar este último modelo, a Porsche expandiu as instalações de Leipzig para uma fábrica completa entre 2011 e 2014.

Um aniversário que olha para o futuro
Nas instalações em Zuffenhausen, a Porsche combina as vantagens da produção industrial em série com a exclusividade da construção de automóveis desportivos.
“Zuffenhausen é e continua a ser a casa dos nossos automóveis desportivos. É aqui que produzimos os automóveis que fascinam o mundo – com uma produção que combina
a manufatura e a engenharia há 75 anos”, sublinha Reimold.
Com este aniversário, a Porsche não está apenas a celebrar o seu impressionante passado, mas também a olhar para o futuro: a fábrica de Zuffenhausen, tal como a de Weissach e a fábrica de Leipzig, são sinónimo de tecnologias inovadoras, qualidade de produção e a constante ambição da Porsche em aproximar-se cada vez mais do automóvel desportivo perfeito.