18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

“6º Congresso Nacional da Ginástica” e “4º Congresso Internacional

 

 

“Ginástica 2020, o futuro da ginástica. Novos desafios”


Irá ter lugar nos próximos dias 5 e 6 de novembro o “6º Congresso Nacional da Ginástica – 2016” e o 4º Congresso Internacional de Ginástica”. Organizado pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP), em colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa, o evento decorre sobre o tema “Ginástica 2020, o futuro da ginástica. Novos desafios” e realiza-se nas instalações da FMH, em Cruz Quebrada – Dafundo.


O Congresso coloca-se como uma plataforma de discussão do Futuro da gestão da Ginástica, os seus desafios, tendências, atividades, programas e ideias para o desenvolvimento, crescimento e melhoria de rendimento (‘high performance’) nas diferentes disciplinas gímnicas. Entre os oradores convidados internacionais destaque para a presença de Hardy Fink, da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que nos últimos anos desenvolveu o novo “Age Group Development Programs”, Martin Reddin , da British Gymnastics, falará sobre “O desenvolvimento da BG nos últimos dois ciclos olímpicos e os objetivos para 2020” e Sérgio Garcia Alcazar, da FIG, que abordará os “Novos programas Aero Dance e Aero Step”.


Entre outros temas serão debatidos os novos programas técnicos de âmbito nacional e internacional, os fatores de sucesso na gestão de clubes, os novos avanços científicos na ginástica, desde a formação até ao alto rendimento, e o papel da ginástica na coordenação motora e na aprendizagem. A FMH, enquanto coorganizadora do congresso, bem como as demais entidades de ensino superior, onde os membros da Comissão Científica da FGP lecionam, colaboram e participam nesta discussão de âmbito e objetivo técnico mas de fundamentação científica.


“O formato adotado este ano, assim como todo o desenho dos conteúdos a abordar e a escolha dos oradores, obedece a uma política de partilha de conhecimentos orientada para aquilo a que chamamos ‘Ginástica Real’ e de análise, discussão e partilha das diferentes visões e tendências da Ginástica”, sublinha João Paulo Rocha, presidente da Federação de Ginástica de Portugal.


Durante os dois dias de evento são esperados mais de três centenas de participantes, entre treinadores, dirigentes, juízes, ginastas, autarcas, estudantes dos cursos superiores de educação física e desporto, professores de educação física e demais profissionais ligados direta ou indiretamente ao universo da Ginástica.


De referir que a participação no Congresso confere créditos, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Treinadores, para os treinadores que se inscrevam nessa modalidade de participação.
Anterior ao Congresso, no dia 4 de novembro, a FMH, em parceria com a FGP, organiza um Seminário Satélite gratuito com o tema “Os curricula da Ginástica no Ensino Superior- 2016”, aberto a todas as entidades de ensino superior que lecionam Ginástica.


Para mais informações e inscrições consulte: http://www.fgp-6cng2016.com/ .

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:05:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...