18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

3800 participantes na maior Festa Nacional da Ginástica de sempre

 

 

Inicia amanhã, em Faro, aquele que é o maior evento desportivo nacional: a Festa Nacional da Ginástica. Esta 4ª edição é organizada pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Faro e com o Clube Educativo e Desportivo de Faro (CEDF) e com o apoio da Associação de Ginástica do Algarve.

 

A Festa Nacional da Ginástica’17 conta com cerca de 3800 participantes, de 81 clubes nacionais e um total de 175 classes. Números que fazem desta edição a maior de sempre. Uma responsabilidade acrescida para a FGP e para os seus parceiros locais em fazer desta a melhor edição de sempre.

 

Teresa Loureiro, vice presidente da FGP, Rogério Bacalhau, presidente da CMF, Elizabete Varges, presidente do CEDF, e Rui Martins, presidente da Associação Regional do Algarve

 

Faro vai presenciar, ao longo deste fim-de-semana, uma movimentação de grupos ligados à Ginástica nas suas diversas vertentes, numa profusão de cores e boa disposição. A grande maioria dos participantes desloca-se a Faro pelo prazer de fazer Ginástica e de o mostrar a todos quantos queiram presenciar as suas múltiplas apresentações. Dos 10 aos mais de 80 anos, irão dormir em oito Escolas do concelho, nos seus colchonetes e sacos-cama, estilo “acantonamento” e mais não precisam. Praticam a modalidade por gosto e bem-estar ou na vertente competitiva e voltam a fazê-lo, todos os anos!”, afirmou Teresa Loureiro, vice-presidente da FGP e directora do evento, durante a conferência de imprensa que se realizou hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro.  

 

A acompanhar os ginastas estarão também as suas famílias, com o consequente impacto a nível do comércio e turismo local. “Este evento para nós é importante pelo reconhecimento do trabalho que o CEDF e que a Associação de Ginástica do Algarve têm vindo a fazer na projecção da Ginástica no município e na região. Por outro lado, a vertente económica e turística associada ao evento foi outro forte argumento, tanto pelo impacto imediato na economia local como pela promoção turística da região junto dos participantes”, justificou Rogério Bacalhau presidente da Câmara Municipal de Faro.

 

Os eventos dentro da Festa Nacional da Ginástica

 

Durante os três dias serão vários os eventos a acontecer em simultâneo:

 

·         PortugalGYM (Ginástica para Todos), com apresentações em três palcos de exterior: Jardim Manuel Bivar; Praça da Pontinha e Fórum Algarve; e no Pavilhão Municipal da Penha;

·         Batalha dos Campeões (todas as disciplinas de competição da FGP), no Pavilhão Municipal da Penha;  

·         Gala Prof. Henrique Reis Pinto (momentos de apresentações de Ginástica para Todos, das disciplinas de competição e momentos de homenagem), Pavilhão Municipal da Penha;

 

Um programa extenso que obrigou a uma complexa logística e só possível graças ao envolvimento de mais de uma centena de voluntários. “Para nós é um orgulho termos contribuído para a vinda deste evento para a cidade. Somos um clube muito jovem, com apenas 2 anos e meio, mas contamos já com 270 ginastas. Muitos dos quais, em conjunto com as suas famílias, ajudaram a tornar possível este evento”, reforçou Elizabete Varges, presidente do CEDF.   

  

Tal como nas edições anteriores, serão três dias recheados de apresentações ao mais alto nível, convívio, boa disposição, partilha e, claro, GINÁSTICA!

 

Números da Festa Nacional da Ginástica 2017

Número de clubes

81

Número de classes

175

Total de participantes

3781

Comboios Lisboa – Faro- Lisboa

2 comboios especiais com 1353 passageiros

Dormidas

2964

Escolas

8

 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 04:01:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...