18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

'Momentos' com as Termas de Melgaço - Durante o mês de fevereiro: Desporto, natureza, gastronomia e bem-estar

 

 

Ao longo do mês de fevereiro, as Termas de Melgaço presenteiam os seus clientes com diversos momentos: relaxantes e de adrenalina. A estância termal e várias entidades locais uniram-se e prepararam uma variedade de momentos de lazer para assinalar o ‘mês do amor’.

 

Natureza, gastronomia e bem-estar.

 

É só escolher a opção que mais agrada à cara-metade e desfrutam de momentos a dois! Falamos do ‘Momento Escapadinha’ - uma proposta de degustação e alojamento; do ‘Momento Radical’ – rafting e kartcroos para experienciar o melhor da natureza de Melgaço; e do ‘Momento Sabores’ – uma proposta para apreciar a deliciosa gastronomia da região. Para complementar todas estas sugestões, as Termas de Melgaço aliam uma massagem de relaxamento e uma craniofacial: ‘Sabe sempre bem relaxar, e a dois, ainda melhor.’, conta a responsável, Carina Pinto da Costa, argumentando que  ideia surgiu da necessidade de aliar as várias propostas turísticas e gastronómicas que o território oferece: ‘Se todos gostam de comer bem, divertir-se, e depois descontrair, porque não oferecer propostas que juntam as várias opções? Achamos que esta seria uma boa opção para assinalar o Dia dos Namorados’, sustenta.

 

A par destas propostas, as Termas de Melgaço estabeleceram também parcerias com algumas empresas, beneficiando os clientes dessas entidades: quem visitar a estância terá 20% de desconto nas massagens.

 

Adega do Sabino, Adega do Sossego, Buffalo Grill Bar, Casa da Cevidade, Casa das Pesqueiras, Hotel Boavista, Melgaço Alvarinho Houses, Melgaço Radical, Melgaço White Water e Montes de Laboreiro são as entidades parceiras das Termas de Melgaço.

 

Sobre as Termas de Melgaço

 

Localizado num dos mais belos recantos do Norte português, o Parque Termal do Peso ou Estância Termal de Melgaço situa-se na freguesia de Paderne, lugar do Peso, em Melgaço. Implantadas num Parque onde a água das nascentes minerais e dos três ribeiros que o cruzam é uma presença constante, as Termas de Melgaço oferecem, a quem as procura a possibilidade de desfrutar de uma ligação descontraída com a Natureza proporcionando em simultâneo a utilização de um recurso ímpar reconhecido pelo seu potencial terapêutico. Indicadas para o tratamento de diferentes patologias, nomeadamente: Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2, Dislipidemias, Dispepsia, Duodenites, Colecistites crónicas, Disquinésia biliar, Obstipação, Cólon irritável ou Colite funcional, Lombalgia, Artralgia, Rinite alérgica, Sinusite, Faringite crónica e Bronquite crónica; as Termas de Melgaço irão dispor ainda de uma oferta complementar aos tratamentos clássicos, focados numa vertente de bem-estar, estética, beleza e relaxamento.

 

A História

 

A história documentada das Termas foi iniciada com o primeiro registo no município de Melgaço em 1884. Em 1885, engarrafaram-se as primeiras águas, tendo Adriano Cândido Moreira solicitado, quatro anos depois, licença para a sua aplicação terapêutica. A água é mineralizada, gasocarbónica, bicarbonatada, cálcica/magnesiana e ferruginosa, com uma temperatura de 15°C e pH de 6.

 

As duas nascentes (Fonte Principal e Fonte Nova ou Galeria Nova), a monumental Buvete, o Balneário, e a Oficina de Engarrafamento, fazem parte harmoniosa de um Parque Termal de frondosa e variada vegetação cortado pela ribeira da Bouça Nova. É sem dúvida a Buvete da Fonte Principal o ex-líbris das Termas de Melgaço, obra desenhada pelo Engenheiro Luís Couto dos Santos, terminada em 1915. Trata-se de um pavilhão monumental da arquitetura do ferro, construído sobre a captação. De planta quadrada a nível mais baixo do que o solo, para o qual se desce por três largas escadarias para o centro, no qual se encontra a nascente. Anexo ao parque do seu lado poente encontra-se a propriedade do Hotel do Peso, construído em vários corpos,

onde não falta a capela. É atualmente uma nostálgica ruína a lembrar outros tempos, mas, em breve, será um Hotel-Boutique, de 4 estrelas, com cerca de 44 quartos. Até à data, será o primeiro hotel do país 100% acessível a pessoas com mobilidade condicionada.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 23:15:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...