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O PNCS (Pirelli Noise Cancelling System) reduziu o ruído no habitáculo equivalente a um veículo que roda apenas com três pneus.
É uma das tecnologias mais pretendidas pelos principais fabricantes Premiun e Prestige.
O volume de pneus Pirelli homologados com a tecnología Pirelli Noise Cancelling System (PNCS), aumentou para o dobro em apenas um ano. Se no final de 2017 o número de certificações com esta especificidade era de 78, o número
atual supera as 150, o equivalente a um incremento de 100%. Este sistema original da Pirelli, está à venda desde o ano de 2013 e atualmente constitui uma das principais exigências dos fabricantes automóveis, especialmente os
que pertencem ao segmento Premiun e Prestige, a fim de melhorar o conforto em andamento dos condutores e passageiros.
COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA PNCS?
O PNCS foi concebido para reducir o ruído no interior do automóvel derivado da interação entre a superficie do asfalto e o próprio pneu. Devido a este original sistema da Pirelli, este ruído pode ser atenuado até 25%, equivalente a uma veículo que circule com apenas três rodas.
Este objetivo é alcançado devido a um material especial absorvente de ruído, colocado no interior do pneu, onde a sua tarefa é reduzir as vibrações no ar, que por não estarem presentes, seriam transmitidas para o interior do veículo, criando um ruído desagradável. Esta esponja está concebida com uma espuma especifica que aumenta a superficie de trabalho do material, intensificando a redução da vibração, e por consequência o ruído. Os pneus equipados com esta tecnologia distinguem-se por uma marcação especial no flanco, que inclui as siglas PNCS e um pequeno ícone em forma de altifalante com umas ondas de som e um traço atravessado. Recomenda-se aos proprietários dos veículos equipados com pneus tecnologia PNCS de adquirir sempre este tipo de pneus, a fim de continuar a desfrutar das vantagens de esta tecnologia.
Certamente, para um correto funcionamento do mesmo é importante seguir uma boa manutenção dos pneus, mantendo por exemplo nos pneus, a pressão recomendada pelo fabricante. Desta forma, é garantido o nível de ruido homologado.
Maurizio Boiocchi, vicepresidente executivo da Tecnología e Inovação da Pirelli, comentou: “Mais que o desenvolvimento de pneus, a Pirelli também trabalha na tecnologia do dia a dia com o objectivo de melhorar as vidas dos ultilizadores. Run Flat e Seal Inside minimizam os riscos associados aos furos, e o PNCS melhora o conforto em viagem. Este tipo de tecnologias especiais são cada vez mais exigidas pelos fabricantes Premiun e Prestige, com o propósito de assegurar os mais elevados padrões de qualidade. Neste sentido, a contribuição da Pirelli traduz-se em aproximadamente 3.100 homologações, das quais 770 estão associadas a algumas de estas três tecnologias, e mais de 720 são pneus com marcação especifica que identificam um desenho realizado especificamente para o fabricante em questão. A presença de tecnologias como o PNCS entre os nossos produtos, demonstra aos condutores a importância de eleger pneus concebidos especificamente para as suas viaturas, no momento de substituir os pneus. Este é o unico modo onde podem exprimir as máximas prestações dos seus veículos, que apartir de agora benefeciarão das caracteristicas especificas definidas pelos engenheiros que têm a autoria do desenho original.”