18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A História ao sabor de "Gravuras do Côa"

 

É na margem esquerda do rio Douro que desagua um afluente com um nome que jamais será esquecido: Côa. Uma galeria viva ao ar livre, onde as rochas de xisto que delimitam o seu leito foram transformadas em obras de arte, através de manifestações rupestres com 20 mil anos. 
 
Este é também um lugar abençoado e único, por conjugar dois patrimónios mundiais classificados pela UNESCO: as gravuras paleolíticas descobertas há duas décadas e o Alto Douro Vinhateiro.

 


 
Nestas encostas nasceu o “Gravuras do Côa”, um Reserva, Tinto e Branco, que homenageia o génio e o impulso criador dos nossos antepassados. O mote para o rótulo com criatividade da M&A Creative Agency surgiu dos artefactos que fizeram parte do quotidiano milenar.
 
A riqueza deste projeto criativo está patente em todas as peças desenvolvidas, desde o rótulo ao packaging. De facto, foram usados processos inovadores e complexos nunca antes reproduzidos num rótulo até aos dias de hoje.

 


 
Desde cunhos modulares, que conferem uma perspetiva volumétrica tridimensional dos artefactos que constituem cada rótulo, à impressão.

 

 

Neste caso executada numa base de estanho, a qual posteriormente foi ilustrada manualmente, trazendo vida à peça no seu todo. Enquanto a tinta estava fresca, meticulosamente foram limpas algumas áreas, obtendo o efeito desgastado.

 
Entre outras tantas etapas, que foram sendo levadas a cabo, o resultado final é o que se pode apreciar em qualquer uma das peças, quer visual como tatilmente. Uma experiência sensorial, sem dúvida.
 
Dada a complexidade do projeto a M&A Creative Agency desenvolveu um Packaging Prestige exclusivo, projetado pela equipa de desenvolvimento de produto e concebido manualmente por experientes artesãos que trabalham na arte de talhar madeira.

 

 

 

Foram criadas duas caixas em madeira maciça de tília, envelhecida, e interior forrado em tecido branco/ preto aveludado.

 

 

 

Ambas pintadas em harmonia com os vinhos: o Tinto a preto e o Branco com acabamento pintado a branco. O puxador, este sim foi um desafio técnico, porque foi trabalhado em “talha” 100% manual, de forma a replicar os mesmos artefactos dos rótulos.
 
Em suma, este é um projeto com assinatura exclusiva e que faz jus à história que está presente em “Vila Nova de Foz Côa”.
 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 22:32:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...