19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Desejosos por cada curva e otimizados para a pista: os novos 718 Spyder e 718 Cayman GT4

 

Novos automóveis desportivos com motores atmosféricos: Porsche 718 Spyder e 718 Cayman GT4

 

Desejosos por cada curva e otimizados para a pista

 

A família 718 dá as boas-vindas aos novos membros: com os novos 718 Spyder e 718 Cayman GT4, a Porsche lança dois modelos emocionais e poderosos para o lugar mais alto da gama. O seu caráter puro apela aos entusiastas dos automóveis desportivos, que se irão deliciar com o prazer de condução genuíno e apreciar o elevado nível de agilidade e proximidade quase íntima ao centro da potência. O conceito de equilíbrio perfeito com o motor de colocação central oferece tudo isto. Pela primeira vez, o 718 Spyder e o 718 Cayman GT4 partilham a base técnica. Isto inclui o novo motor atmosférico de quatro litros de capacidade e seis cilindros, tal como a caixa manual de seis velocidades. O motor desenvolve 309 kW (420 cv) em ambos os modelos. Enquanto o GT4 representa a entrada nos modelos GT da Porsche, o Spyder presta-se a todo o tipo de curvas. Ambos confiam na aerodinâmica altamente eficiente, no chassis totalmente GT e nos poderosos travões.

 

Motor atmosférico altamente rotativo e altamente emocional

 

O coração de ambos os modelos é o novo motor boxer de quatro litros e seis cilindros. O motor atmosférico deriva da mesma família de motores da atual gama 911 Carrera. O motor altamente rotativo desenvolve 309 kW (420 PS) – mais 35 cv do que nos anteriores modelos GT4. A terceira geração do Spyder tem mais 45 cv. Entrega um binário máximo de 420 Nm entre as 5.000 e as 6.800 rpm. Ambos os automóveis desportivos de caixa de velocidades manual quebram a barreira dos 300 km/h: o 718 Spyder tem uma velocidade máxima de 301 km/h, enquanto o 718 Cayman GT4 pode alcançar os 304 km/h. Ambos aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,4 segundos. O consumo de combustível em ciclo combinado para ambos os automóveis desportivos de motor central é de 11,0 l/100 km, de acordo com o ciclo WLTP. O caráter fascinante deste motor atmosférico combina um filtro de partículas com uma entrega linear de potência e a resposta imediata de um motor GT. O seu regime máximo surge às 8.000 rpm. O som boxer mantem-se intocável. Novas adições incluem destaques técnicos como o controlo adaptativo dos cilindros. Em cargas parciais de acelerador, interrompe temporariamente o processo de injeção numa das duas bancadas de cilindros, reduzindo o consumo de combustível.

 

Os injetores Piezo são utilizados para a injeção direta de combustível, pela primeira vez, num motor altamente rotativo. Eles dividem cada processo de injeção até cinco injeções individuais. Isto apoia um completo – e, portanto, amigo das emissões – processo de combustão. Um sistema de admissão variável com duas válvulas de ressonância assegura uma ótima troca de gases nos cilindros.

 

Eficiência aerodinâmica: mais força descendente, o mesmo arrasto

 

Entre as caraterísticas marcantes do 718 Cayman GT4 está o melhorado conceito aerodinâmico. Produz até mais 50 por cento de força descendente, sem afetar negativamente o arrasto – prova de uma eficiência extraordinária. A aerodinâmica de ambos os modelos beneficia enormemente do silenciador traseiro com novo desenho de câmara única: criou espaço na secção traseira para um difusor funcional, o qual é responsável por 30 por cento da força descendente no eixo traseiro do 718 Cayman GT4. A asa traseira fixa é também marcada pela elevada eficiência: produz cerca de 20 por cento de mais força descendente quando comparado com o seu antecessor. Isto corresponde a uma força descendente adicional de doze quilogramas a 200 km/h. A secção dianteira, a qual é otimizada ao estilo GT, mantém o equilíbrio aerodinâmico com um generoso spoiler dianteiro com lábio e air curtains. Este último elemento conduz o fluxo de ar ao longo das rodas dianteiras.

 

Porsche 718 Spyder: um descapotável desportivo com uma capota ligeira

 

O novo 718 Spyder é uma pura máquina para prazer de condução com uma capota ligeira que pode lidar com a velocidade máxima. Continua a história de sucesso de roadsters famosos como o Porsche 550 Spyder e o 718 RS 60 Spyder. Aberto ou fechado, emociona com uma silhueta cativante. A capota pode ser utilizada todos os dias e pode ser guardada sob a tampa em apenas alguns passos. Ao contrário do GT4, o 718 Spyder tem um spoiler traseiro que se eleva automaticamente a partir dos 120 km/h. Graças ao difusor funcional, é o primeiro modelo na família Boxster a gerar força descendente no eixo traseiro.

 

Chassis GT de alta performance: otimizado para a melhor dinâmica

 

Pela primeira vez, o 718 Spyder beneficia do chassis GT de alta performance do 718 Cayman GT4. Com a sua superior dinâmica em curva, oferece uma emocional experiência de condução. Os eixos dianteiro e traseiro ainda mais refinados e aligeirados recorrem a tecnologia da competição. A ligação direta ao chassis é feita parcialmente por rótulas. O sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management com a suspensão rebaixado em 30 milímetros reduz o centro de gravidade e melhora o potencial do comportamento dinâmico. É especificamente desenhado para utilização em pista e torna as caraterísticas dinâmicas do 718 Cayman GT4 ainda mais evidentes. O 718 Spyder beneficia também deste design. O Porsche Stability Management (PSM) opera aqui com ainda mais sensibilidade e precisão, mas pode ser desativado opcionalmente em dois passos. O Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial traseiro aumenta a dinâmica lateral e longitudinal, a performance em curva e o prazer de condução. O GT4 chega com a opção do Pacote Clubsport. Este incluiu uma célula de segurança traseira em aço, um extintor e cinto de segurança de seis pontos para o condutor.

 

Aderência: travões poderosos, pneus de alta performance

 

O sistema de travagem de alta performance nos 718 Spyder e 718 Cayman GT4 proporciona uma travagem consistente que é eficaz em condução em pista, graças às generosas maxilas de travão monobloco em alumínio. Os travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) estão também disponíveis como opção. Uma nova caraterística surge pelos pneus agora ultra-high-performance (UHP) agora utilizados no 718 Spyder, especialmente adaptados pela Porsche. São parte do pacote geral que faz com que o 718 Cayman GT4 voe no Nürburgring “Nordschleife”: o tempo da sua volta de 20,6 quilómetros no clássico circuito foi mais de 10 segundos mais veloz que a do seu antecessor.

 

Os novos Porsche 718 Spyder e 718 Cayman GT4 já estão disponíveis para encomenda. Em Portugal, os preços começam 132.778,17 euros para o Spyder e nos 135.730,17 euros para o Cayman GT4, incluindo impostos em vigor à data deste comunicado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 – 02:42:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...