>
Estreia pública para o Porsche Taycan protótipo: a Porsche Triple Demo Run arranca com as primeiras voltas de demonstração na pista do Porsche Experience Centre (PEC), em Xangai. Um protótipo ainda camuflado do Taycan vai fazer três aparições em três continentes num período de três semanas, visitando a China, o Reino Unido e os Estados Unidos -mercados importantes para as vendas do primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico da Porsche. A pintura do tejadilho é um tributo a cada um dos continentes convidados: em Xangai, o protótipo apresentou-se com um desenho de um dragão. Atrás do volante: Li Chao, piloto da Porsche Carrera Cup Asia.
“A típica excecional performance Porsche foi um claro objetivo no desenvolvimento do Taycan. Podemos senti-lo logo desde o arranque,” afirma Li Chao. Ele está particularmente impressionado com o comportamento dinâmico: “De desportividade sem compromissos para surpreendentemente confortável, o chassis do novo Taycan cobre uma gama alargada e combina com sucesso o preciso comportamento dinâmico de um automóvel desportivo e o conforto em longas distâncias de uma berlina. Somado ao seu baixo centro de gravidade, o eixo traseiro direcional tem também um papel crucial,” explica Li Chao. “O Taycan vira para as curvas de forma muito direta e tem imensa aderência.”
O Taycan tem uma velocidade máxima de mais de 250 km/h. Pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos, alcança os 200 km/h em menos de 12 segundos. O Taycan vai demonstrar também o seu potencial durante a Porsche Triple Demo Run: na Hill Run, como parte do Festival of Speed em Goodwood (de 4 a 7 de julho de 2019) e no final da temporada do Campeonato ABB FIA Formula E em Nova Iorque de 13 a 14 de julho de 2019. Mais uma vez, haverá pilotos famosos atrás do volante – desta vez, Mark Webber e Neel Jani.
Antes do Taycan celebrar a sua estreia mundial em setembro, terá percorrido cerca de seis milhões de quilómetros de testes. Na Porsche, os automóveis elétricos são sujeitos aos mesmos rigorosos programas de testes dos automóveis desportivos com motor de combustão interna. Além de demonstrar a sua performance superior, isto inclui sempre provar uma utilização quotidiana sem restrições sob quaisquer condições climáticas. Tarefas particularmente exigentes como o carregamento da bateria, ou o controlo das temperaturas no conjunto motriz ou do habitáculo sob condições extremas são aspetos adicionais testados nos automóveis elétricos.
O piloto: Li Chao
Li Chao (38 anos) é um empresário chinês e piloto de automóveis. Desde 2012, corre na Porsche Carrera Cup Asia. Em 2018, terminou em terceiro na Pro-Am e em 12º na geral. No mesmo ano, acabou em quinto na Taça das Nações FIA GT ao lado de Ye Hongli. Em março de 2019, Chao foi segundo ao lado de Chris van der Drift num Porsche 911 GT3 R na sua estreia na China GT em Sepang.
O local: Porsche Experience Centre (PEC) Xangai
Inaugurado a 26 de abril de 2018, este PEC é o primeiro na Ásia e o sexto Porsche Experience Centre a nível global. O Experience Centre tem também acesso direto ao Shanghai International Circuit, com 5,5 quilómetros. Uma pista para comportamento em derrapagem com 1,4 quilómetros e uma área dinâmica oferecem ao condutor a oportunidade de se familiarizar com a dinâmica do veículo. Há também uma pista de todo-o-terreno. A conveniente localização PEC Xangai é outro benefício para aproximadamente 300 milhões de pessoas que vivem até três horas de condução.