18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

O novo Porsche Taycan estabelece um recorde no Nürburgring-Nordschleife

 

 

A Porsche define novos padrões para os automóveis desportivos elétricos de quatro portas no Nürburgring-Nordschleife, tendo o piloto Lars Kern conquistado o lendário circuito, conhecido como Inferno Verde, em sete minutos e 42 segundos. O tempo por volta foi registado ao longo do circuito de 20,6 quilómetros habitualmente utilizado para as tentativas de recorde. Durante a tentativa, Lars Kern pilotou um Taycan pré-série.

 

“O Taycan também está preparado para as pistas e isso ficou aqui provado de forma convincente, no circuito mais desafiante do mundo,” explica Kern. “Uma e outra vez, estou impressionado como quão estável é este automóvel desportivo elétrico nas secções de alta velocidade, como Kesselchen, e como naturalmente acelera por entre zonas apertadas, como Adenauer Forst.”

 

“O Taycan dominou a sua Triple Endurance Run de forma soberba. Primeiro, este automóvel desportivo elétrico demonstrou a sua performance repetida como parte do extenuante teste a envolver 26 acelerações sucessivas dos zero aos 200 km/h. Depois, completou 3.425 quilómetros em 24 horas em Nardò sem quaisquer problemas e agora o recorde no Nürburgring-Nordschleife,” destaca Stefan Weckbach, Vice-Presidente da gama Taycan. “Inúmeros fatores, e a eficiência do conjunto de transmissão também a alta velocidade, contribuem para esta performance. Estes incluem os sistemas de chassis que reagem numa fração de segundo, assim como a extraordinária aerodinâmica.”

 

Os engenheiros de desenvolvimento começaram a pilotar o Taycan no Nürburgring-Nordschleife num simulador, numa fase inicial de desenvolvimento, de forma a poderem testar e avaliar a sua performance num circuito virtual. Neste processo, um dos objetivos principais foi alinhar a energia elétrica com a gestão térmica, o que tem uma contribuição importante para alcançar este tempo por volta.

 

Anteriormente: prova de 24 horas de resistência e acelerações consecutivas

 

O Taycan pode realizar ambos, circuito e prova de resistência: em 24 horas, a Porsche percorreu uma distância de exatamente 3.425 quilómetros num protótipo como parte de um teste no circuito de alta velocidade de Nardò (Itália). Esta distância corresponde, por exemplo, à distância entre Nardò e Trondheim, na Noruega. Com elevadas temperaturas no circuito do sul de Itália, a velocidade média foi entre 195 e 215 km/h. Com picos de temperatura de 42 graus Celsius e temperaturas até 54 graus Celsius na pista, o Taycan provou as suas qualidades em longas distâncias ainda antes do seu lançamento. O teste decorreu sem interrupções, com um protótipo do Taycan a fazer apenas paragens rápidas para recarregar e trocas de piloto.

 

No final de julho, um veículo pré-série acelerou dos aos 200 km/h em nada menos do que 26 vezes consecutivas numa pista de um aeroporto. A aceleração registou um tempo abaixo dos 10 segundos. A diferença entre a aceleração mais rápida e mais lenta foi de 0,8 segundos.

 

O novo Taycan: o primeiro automóvel desportivo elétrico da Porsche

 

Uma gama inteira de caraterísticas técnicas garante uma impressionante performance em pista para o Taycan:

 

·         O Taycan tem dois motores elétricos extraordinariamente eficientes nos eixos dianteiro e traseiro e, por isso, oferece tração integral. Os sistemas de tração integral e de controlo de tração operam significativamente mais rápido do que os sistemas convencionais. Por exemplo, se uma roda derrapa, os motores elétricos ajustam-se numa fração de segundo.

 

·         O chassis Porsche 4D-Chassis Control analisa e sincroniza todos os sistemas de chassis em tempo real. Os inovadores sistemas de chassis incluem suspensão pneumática adaptativa como tecnologia de três câmaras incluindo amortecimento com controlo eletrónico PASM (Porsche Active Suspension Management), assim como o sistema eletromecânico de estabilização da inclinação Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), incluindo Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O automóvel que quebrou o recorde inclui também eixo traseiro direcional e pneus de 21”.

 

·         O Taycan é o primeiro veículo de produção com um sistema de 800 volts ao invés do normal sistema de 400 volts em automóveis elétricos. Os benefícios incluem elevados níveis de performance constante.

 

·         Os modos de condução do novo Taycan oferecem definições especiais para uma utilização total das propriedades da condução elétrica. No modo “Sport Plus”, as solicitações do condutor são implementadas de uma forma extremamente dinâmica. Como resultado, a estratégia de arrefecimento e aquecimento das baterias foi desenhada para a máxima performance. Ao mesmo tempo, as grelhas de arrefecimento são abertas, o spoiler traseiro estende-se, enquanto as definições do chassis são otimizadas para a máxima performance em pista, e a suspensão fica definida na posição mais baixa.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 09:35:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...