18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Assembleia-Geral da FMP: Orçamento e Plano Aprovados para 2015

A Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) aprovou ontem em Assembleia-Geral, por unanimidade, o Orçamento e Plano de Actividades para 2015, bem como procedeu à alteração dos Estatutos da instituição.

 

Em termos de prestação de informações sobre as actividades realizadas em 2014, o presidente da FMP, Manuel Marinheiro, salientou o aumento verificado no volume de praticantes, de 142 pilotos, passando de 774 na época anterior para 886. Isto, mesmo considerando que “o ambiente económico e financeiro continuou pouco propício para o desenvolvimento da nossa modalidade. Em alguns casos, os clubes organizadores não conseguiram os apoios necessários, o que obrigou a FMP a uma maior intervenção para que as provas fossem realizadas,” esclareceu Manuel Marinheiro.

 

O orçamento aprovado para 2015 cifra-se em 1.087.750 euros, cerca de 18 mil euros inferior ao de 2014, mas descontando os apoios concedidos pelo IPDJ a organizações de eventos internacionais regista-se um acréscimo na ordem dos 42 mil euros. “Num ambiente que acreditamos vir a ser idêntico aos dos últimos anos, caracterizado por constrangimentos nos apoios públicos – incluindo autárquicos – e do sector privado, a actividade da FMP será marcada por um esforço na redução de despesas nas rubricas de funcionamento e não desportivas, por forma a manter o crescimento do motociclismo em termos de pilotos, provas e eventos mototurísticos”, afirmou o Presidente da FMP.

 

Por outro lado, a Assembleia – realizada na sede da FMP – aprovou a alteração dos Estatutos, em ordem à sua adequação ao Decreto-Lei 93/2014, de 23 de Junho, que agora enquadra o regime jurídico das federações desportivas.

 

Quanto a calendários desportivos, e no que respeita a eventos internacionais, o nosso país mantêm provas incluídas nos Campeonatos do Mundo de Enduro, Superbike e Taça do Mundo de Bajas, verificando-se o regresso de uma jornada válida para o “Mundial” de Trial, e outra de Velocidade – o novo Campeonato Júnior de Moto3. No âmbito europeu, a temporada internacional começa com uma nova competição, Extreme Enduro, seguindo-se no domínio da Velocidade provas de Superbike e Moto2, e depois Superstock 600, sem esquecer os eventos enquadrados nos “Europeus” de Motocross e Baja.

 

Quanto ao mototurismo, o Dia do Motociclista será celebrado a 12 de Abril em Torres Vedras, o “Portugal de Lés-a- Lés” terá lugar de 7 a 9 de Junho, e surge uma nova iniciativa, o “Portugal de Lés-a-Lés Off-Road”, entre 23 e 26 de Setembro.

 

A Assembleia aprovou também a concessão de dois galardões da instituição. Assim, a Medalha de Mérito foi atribuída a Rita Vieira, pelo triunfo no Troféu de Senhoras e na classe Júnior da Taça do Mundo de Bajas, e atendendo também ao ecletismo do seu envolvimento desportivo no motociclismo. Já o Diploma de Mérito foi concedido a José Fernando Moreira de Sousa, praticante de Enduro, TT – incluindo uma presença no “Dakar” – mentor de equipas participantes nos ISDE e antigo colaborador da FMP. Ficou ainda assente que a próxima Assembleia-Geral terá lugar em Góis.

 

Para já, passamos a divulgar o calendário de provas válidas para competições de âmbito mundial e europeu, a disputar em Portugal em 2015:

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 11:56:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...