18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nacional MX - Jogos Santa Casa: Campeões coroados em Carrazeda de Ansiães

 

 

Sandro Peixe e Fábio Costa garantiram este Domingo em Carrazeda de Ansiães os títulos nacionais motocross nas classes MX1 e Iniciados respectivamente, sendo que Peixe assegurou igualmente a vitória na Elite. Por decidir fica apenas o ceptro em MX2, que terá como palco de todas as decisões a derradeira prova do campeonato, no Alqueidão.

 



Continuando a somar vitórias no campeonato, Fábio Costa voltou a ser superior a todos os seus adversários a caminho das nove vitórias em dez possíveis que passou a deter no campeonato nacional de Iniciados. A caminho do título Costa venceu a primeira manga com mais de 12 segundos de vantagem sobre Martim Espinho, que depois de passar Sandro Lobo antes da quinta passagem pela meta não mais largou a posição para fechar a corrida com pouco mais de três segundos e meio de vantagem sobre este. Na segunda corrida Costa voltou a liderar a totalidade das 11 voltas realizadas aos 1900 metros do traçado, batendo Martim Espinho por mais de 22 segundos que desta feita passou Sandro Lobo e descolou do rival para fechar a jornada com quase oito segundos de vantagem. Nas contas do campeonato Fábio Costa garantiu já o ceptro antes da prova final no Alqueidão, com a luta pelo segundo posto a ter derradeiro duelo agendado para a prova de encerramento.

 



Na classe MX2 será o Alqueidão a decidir quem vence o campeonato, mas Diogo Graça aproximou-se do ceptro ao somar mais uma dupla vitória e assim se aproximar de um título para o qual não precisa de vencer no 'cair do pano' sobre o campeonato. Na primeira manga coube a Luis Outeiro a liderança do pelotão na primeira volta, mas logo na seguinte era já Graça quem estava na frente, lutando de forma intensa até ao final para bater Outeiro por apenas 293 milésimas de segundo. Renato Silva foi o terceiro depois de ultrapassar Sérgio Garcia a duas voltas do final. Na segunda corrida a história repetiu-se e Outeiro foi comandante na primeira volta, sendo depois passado por Graça que não mais largou a posição até abraçar a bandeira de xadrêz com pouco menos de sete segundos de vantagem. Renato Silva repetiu o terceiro posto novamente longe dos homens da frente, a 56 segundos. Diogo Graça assegurou a sua segunda dipla vitória consecutiva, rumando ao derradeiro desafio do ano com mais margem de manobra quanto ao campeonato, pois vai estar a 'jogar em casa' de Luis Outeiro.

 



Com os dois segundos lugares conseguidos em MX1 o ribatejano Sandro Peixe assegurou aqui o título na classe. Paulo Alberto foi o vencedor em ambas as mangas, liderando a totalidade das voltas da primeira para concluir com quase 33 segundos de vantagem sobre Peixe. Pedro Carvalho fechou o pódio depois de subir ao terceiro posto logo na terceira volta por troca com Daniel Pinto. Na segunda corrida Paulo Alberto voltou a aplicar a mesma receita para vencer a manga face a Peixe, agora com quase 27 segundos de vantagem. A corrida seriam condimentada com a luta pela terceira posição que acabou por pertencer a um esforçado Pedro Carvalho que depois de ser 11º na primeira volta, escalou a classificação e subiu ao terceiro posto a três voltas do fim para bater novamente Daniel Pinto por cerca de dois segundos. Paulo Alberto reforçou assim a sua posição de vencedor crónico no campeonato, oito mangas consecutivas, pois desde que chegou ao mesmo ainda não perdeu uma corrida. A sua ausência nas primeiras três provas - seis mangas - ditaram o seu afastamento prematuro da luta pelo ceptro.

 



No fecho do programa desta penúltima ronda do campeonato foi Paulo Alberto quem voltou a vencer. As primeiras três voltas foram para Sandro Peixe, mas na quarta passagem Alberto já estava a comandar o pelotão, encerrando as 14 voltas com pouco mais de 18 segundos de vantagem sobre Peixe. Diogo Graça foi sempre o terceiro ao longo de toda a corrida, ficando a luta pela quarta posição dividida entre Pedro Carvalho e Luis Outeiro, com este a assumir o posto na sétima volta, que não mais deixou para concluir a corrida com pouco menos de cinco segundos de vantagem sobre Carvalho. Sandro Peixe assegurou também com este resultado o título nacional Elite neste ano de 2019.

O campeonato segue para o Alqueidão onde na derradeira ronda do ano a luta pelo campeonato MX2 promete ser apaixonante. A prova realiza-se no próximo Domingo (23 de Junho).

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:00:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...