>
No arranque do 16º GP da época 2019, que se realiza este fim-de-semana no Twin Ring Motegi no Japão, nem mesmo uma queda na segunda sessão de treinos livres impediu Miguel Oliveira de melhorar a sua melhor volta face à sessão matinal.
Com um total de 31 voltas cronometradas realizadas ao circuito nipónico, com 4801 metros de perímetro e marcado por zonas rápidas e também travagens exigentes. Na primeira sessão, com a temperatura ambiente abaixo dos 20 graus, o piloto da KTM RC 16 conseguiu a 17ª melhor volta com 1m46.942s a pouco a escasso 1.340 da melhor volta na sessão.
Nos segundos 45 minutos de treinos livres Miguel Oliveira acabou por sofrer uma queda quando experimentava um composto de pneu diferente na roda dianteira – que não atingiu a temperatura necessária num asfalto que não aqueceu para além dos 21 graus – condicionando a ‘agenda’ de trabalho na sessão mas não impedindo que o português regressasse novamente à pista para conseguir melhorar a sua passagem com 1m46.800s conseguidos na penúltima passagem ao circuito. Com esta melhoria Miguel Oliveira fechou o dia na 19ª posição a pouco mais de 1 segundo dos dez primeiros.
‘Uma sexta-feira com uma queda na segunda sessão. Estava a sentir-me bastante bem com a moto e a ganhar um pouco mais de confiança, mesmo sentindo alguma limitação nesta pista com o meu ombro pois é uma pista muito exigente para as travagens do lado direito. Já sabia que ia ser complicado mas o facto das condições climatéricas apontarem para chuva no dia de amanhã quisemos testar um pneu médio na roda dianteira que acabou por não ganhar temperatura suficiente e fez-me cair logo na volta de saída da box. Um pequeno detalhe com uma grande consequência mas felizmente consegui mesmo um pouco combalido regressar à moto e melhorar o meu tempo desta manhã. Ainda temos um passo grande para fazer no ‘setting’ da moto, que não conseguimos testar e agora de tarde vamos analisar o que podemos melhorar para fazer uma boa qualificação amanhã.’
Miguel Oliveira e todo o pelotão do campeonato do mundo regressam amanhã à pista para cumprirem duas sessões de treinos livres e também a qualificação para o GP do Japão, a primeira de três provas consecutivas no calendário do campeonato do mundo 2019.