>
Está em... início Motociclismo Velocidade Velocidade regressa ao Circuito Estoril para terceira ronda da época
Velocidade regressa ao Circuito Estoril para terceira ronda da época.
O Campeonato Nacional de Velocidade da FMP está de volta ao Estoril para o que promete ser mais um fim-de-semana com chancela do MCE repleto de animação.
Cerca de dois meses após o arranque da época no Circuito Estoril, e pouco mais de um mês depois da segunda jornada disputada a Sul, pilotos, motos e equipas do Campeonato Nacional de Velocidade da Federação de Motociclismo de Portugal regressam ao traçado do Estoril para um fim-de-semana repleto de emoções entre os dias 9 e 10 de Julho.
Como é usual, a ronda competitiva é elegível para as classificações de Superbike, Superstock 600, Supersport 300, PréMoto3, MIR Moto5, 85GP/Moto4, Copa Dunlop Motoval, Troféu Naked Bikes e Troféu TLC, qualquer uma delas, como ditam as regras introduzidas nesta temporada, com duas corridas em agenda, uma no sábado e outra no domingo..
Com um total esperado de cerca de 100 pilotos, serão mais que muitos os motivos de interesse e os nomes a ter em atenção ao longo dos três dias de acção em pista se bem que, como não podia deixar de ser, alguns terão um “alvo” maior nas costas.
Na categoria rainha nacional, as Superbikes, André Gonçalves defende a liderança do Campeonato dos mais que esperados ataques de Romeu Leite e Tiago Morgado. Gonçalves vem fresco de duas vitórias no Algarve, mas Leite foi quem bisou na abertura do ano no Circuito Estoril, enquanto Morgado tudo deverá querer fazer para se estrear no mais alto do pódio. Prestações que explicam os apenas 14 pontos de diferença entre o trio.
Diferente, mas nem por isso menos interessante, é o panorama nas Superstock 600. Muito regular, com três segundos lugares e uma vitória, Pedro Fragoso é o líder isolado da geral com 29 pontos de margem sobre o rival mais directo. Algo que já não se pode dizer em relação Marco Diaz, Guillem Trallero, Vasco Esturrado e Miguel Duarte. Com grande variedade de resultados entre si, o que quarteto completa o Top 5 está separado por apenas 15 pontos, pelo que alterações na classificação são uma forte possibilidade.
Já no que toca às Supersport 300, os mais atentos não deverão tirar os olhos de Dinis Borges e Tomás Afonso. Com meros dois pontos entre ambos, a luta pela supremacia na tabela pontual está garantida, com Borges a não ter margem para erro, não fosse Afonso o mais regular da categoria até ao momento com quatro segundos lugares. Um nível de prestação que compara com os dois terceiros e duas vitórias de Dinis e os dois primeiros lugares de José Saez na abertura da época, este a 32 pontos da frente e com 11 de vantagem sobre Martim Jesus e Isaac Rosa.
Na PréMoto 3 o trio composto por Afonso Almeida, Rui Afonso e Martim Marco pode representar um pelotão pequeno no meio da mais numerosa lista de inscritos da Superstock 300, mas nem por isso oferece menos motivos de interesse. Pelo contrário. Com dois vencedores diferentes até ao momento, Afonso tem ainda de quebrar o enguiço e subir ao mais alto do pódio, um resultado que não só lhe pode dar mais margem sobre Marco, mas também aproximá-lo de Almeida, que segue isolado no topo com uma margem de 18 pontos.
Enquanto isso, nas quarto de litro da MIR Moto5, o domínio de Lourenço Vicente tem sido absoluto e nada leva a crer que seja diferente nesta segunda ronda organizada pelo Motor Clube do Estoril. Aliás, a regularidade tem sido a pedra de toque nesta categoria. Alexandre Cabá detém o pleno de segundos lugares, enquanto David Dias se “distraiu” com um quarto lugar na primeira corrida de Portimão a juntar-se ao trio de terceiros lugares. O mesmo, mas de forma invertida por parte de Martin Lourenço, que segue em quarto da geral a seis pontos do mais baixo do pódio provisório da classe.
Já nas mais pequenas 85GP/Moto 4, Pedro Matos segue intocável na frente após quatro vitórias numa categoria onde os demais não pontuaram na segunda ronda, pelo que agora nesta segunda visita ao Circuito Estoril o interesse deverá estar nas lutas pelas restantes posições da geral ou então, para os arautos da desgraça, num eventual deslize do líder.
No que toca aos Troféus, se no TLC João Curva chega em vantagem numa luta a quatro onde a maior disputa se faz pelo segundo lugar entre Fernando Mercier, Carlos Pinheiro e Alexandre Laranjeira, na Copa Dunlop Motoval e nas Naked Bikes é justo dizer que todas as apostas são válidas. É certo que, com três vitórias e um segundo lugar, Miguel Romão é o alvo a bater na Dunlop Motoval, mas com 15 pontos entre segundo, Ricardo Rodrigues, e sexto, Tomás Pio, será aqui que todas as emoções prometem estar. Isto enquanto nas Naked Bike o mais certo serão dois tipos de lutas muito animadas. Uma entre Pavel Bogdanov e Paulo Vicente, primeiro e segundo classificados da geral, respectivamente e com seis pontos de diferença entre si, e a outra entre Duarte Amaral, Nuno Farias, Frédéric Bottoglieri e Ricardo Almeida. Com 24 pontos a separar terceiro e sexto classificado são várias as possibilidades de trocas de posição na tabela classificativa.
Estão assim lançados os dados para o que promete ser um fim-de-semana repleto de acção e emoções no Circuito Estoril em mais uma jornada competitiva com a assinatura do Motor Clube do Estoril.
Programa (resumido)
Sábado, 9 de Julho
Treinos Livres – 09h00 / 10h15
Treinos Cronometrados – 10h20 / 13h30
Corridas – 14h40 / 17h30
Domingo, 10 de Julho
Warm Up – 09h0 / 09h20
Treinos Cronometrados – 09h25 / 11h40
Corridas – 12h00 / 14h30
Fotos: Kezman Ferreira