18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Atletas Olímpicos reuniram-se em Coimbra

A Comissão de Atletas Olímpicos levou ontem a cabo o Encontro Nacional de Atletas Olímpicos (ENAO), no Exploratório Infante D.Henrique, o Centro de Ciência Viva de Coimbra. Foram vários os nomes de relevo que participaram neste encontro, como a vice-campeã do Mundo de Judo Telma Monteiro, o medalhado olímpico Fernando Pimenta, entre muitos outros (ver lista de presenças em baixo). Estiveram ainda presentes o Presidente do COP, José Manuel Constantino e o Chefe da Missão Olímpica, José Garcia, para além de Claudia Bokel, Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos do COI e com assento na Comissão Executiva do COI, que se deslocou a Portugal a convite da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) do Comité Olímpico de Portugal, precisamente para participar neste encontro.

 

O ENAO teve como objetivo capacitar os atletas com as ferramentas necessárias para o sucesso da sua carreira desportiva, académica e profissional, bem como fomentar o convívio e o relacionamento entre todos. Este foi igualmente um importante momento para apresentar aos atletas alguns dos projetos que tem sido desenvolvidos para os apoiar, quer seja a nível desportivo, académico ou profissional, como é o caso do Athlete Career Program (mais informação aqui).

 

O encontro começou com a intervenção de Claudia Bokel dedicada precisamente ao tema da carreira dual (carreira desportiva e académica) e o pós-carreira, matérias nas quais tem enfocado a sua ação nos últimos anos, no sentido de garantir que os atletas olímpicos por todo o mundo conseguem conciliar a sua formação com a carreira desportiva, visando um pós-carreira de sucesso e com várias opções. De referir que Claudia Bokel é uma ex-esgrimista olímpica medalhada pelo seu país (Alemanha) em 2004 em Atenas, e é presidente da Comissão de Atletas Olímpicos Internacional desde 2012, eleita durante os Jogos Londres 2012, mas já pertence à Comissão desde 2008. Foi reeleita presidente no início de 2014.

 

De seguida teve lugar a intervenção do Chefe de Missão, José Garcia, que tem estado próximo dos atletas olímpicos, acompanhado presencialmente algumas das suas provas internacionais ao longo dos últimos meses e que teve hoje em Coimbra a primeira oportunidade de se dirigir em grupo a alguns dos atletas que provavelmente farão parte da Missão aos Jogos do Rio 2016, bem como aos 1ºs Jogos Europeus, que terão lugar em Baku já em 2015, e sobre os quais José Garcia dedicou parte da sua intervenção, no sentido de sensibilizar os atletas para a importância da competição que, nalgumas modalidades, irá garantir vagas para os Jogos do Rio.

 

Da agenda fizeram parte temas como o Seguro Desportivo, Seguro de Alto Rendimento e Medidas de Apoio aos Atletas; a Carreira Dual: Athlete Career Programme e Programa de Responsabilidade Social COP; a Apresentação do Dossier do Atleta e um Balanço dos Trabalhos da CAO desde a tomada de posse da nova direção em 2013.

 

Durante a tarde, tiveram lugar algumas atividades lúdicas, onde os atletas poderam confraternizar e experimentar a velocidade dos Karts, com momentos de pura diversão, convívio e sempre com o espírito competitivo presente.

 

Joaquim Videira, esgrimista olímpico e vice-presidente da CAO, destacou a importância deste evento. “Estes momentos são extremamente importantes para transmitir aos atletas todas as medidas de apoio disponíveis para que o atleta possa focar-se na sua missão e sensibiliza-los para algumas temáticas relevantes para atingir os objetivos na sua carreira desportiva, bem como na sua carreira académica e profissional. Paralelamente, este encontro incide numa forte componente de convívio social, fomentando as dinâmicas de grupo entre os atletas que integram os programas de preparação olímpica”.

 

Atletas Presentes:

Pedro Fraga
Nuno Mendes
Francisca Laia
Helena Rodrigues
Beatriz Gomes
Fernando Pimenta
Hélder Silva
João Costa
Matilde Pinheiro
Sara Carmo
Mariana Lobato
Joana Pratas
Telma Monteiro
Sara Raposeiro
Rodolfo Pires
Susana feitor
Joaquim Videira
Pedro Ferreira
Mafalda Pires de Lima
Sofia Fernandes

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 00:46:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...