18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Jogos do Mediterrâneo - 23.ª medalha pata a Equipa Portugal em Oran 2022

SANTIAGO RIBEIRO PERTO DO PÓDIO NO CAMPEONATO DE ESPANHA DE KARTING
 
Subiu para 23 o número de medalhas ganhas pela Equipa Portugal nos Jogos do Mediterrâneo Oran 2022. E os protagonistas desta segunda-feira, na Argélia, foram os nadadores Ana Rodrigues e Miguel Nascimento, que fizeram subir para sete o número de pódios da Natação na competição onde apenas falta a 24.a medalha para igualar o
resultado numérico de há quatro anos em Tarragona 2018.
 
Com uma diferença: em Oran, a Equipa Portugal é composta por 159 atletas de 20 modalidades/disciplinas; em Tarragona apresentou-se com 221 atletas, de 29 modalidades/disciplinas. Mais: no programa desportivo de Oran 2022 não foram incluídos o Triatlo, a Canoagem e o Remo, modalidades em que a Equipa Portugal conquistou medalhas em Tarragona, para além de que a modalidade Equestre e o Taekwondo – também com pódios há quatro anos - desta vez não estão integrados.
 
Ficou hoje também a saber-se que a Equipa Portugal vai disputar o bronze de Andebol feminino, frente à Sérvia, na quarta-feira, o último dia dos Jogos do Mediterrâneo. 
 
Segue o resumo do dia.
ANDEBOL. A Equipa Portugal vai disputar com a Sérvia o jogo pela medalha de bronze, depois de esta segunda-feira ter perdido com a Espanha, por 26-24, nas meias-finais.
A seleção portuguesa iniciou o jogo a construir uma vantagem de 3-0, que levou o treinador espanhol a pedir o primeiro time out aos 4’. Ainda assim, a diferença subiu
para cinco golos, com 8-3 a favor da Equipa Portugal, apesar das exclusões temporárias de Bebiana Sabino e de Carmen Costa.
 
As espanholas encurtaram então distâncias para 11-10 e ao intervalo o resultado foi fixado em 13-12.
 
A segunda parte foi marcada pela diferença de um golo, até a Espanha empatar 18-18, na sequência de um livre de sete metros. E passou então para a frente a 18-19.
A Equipa Portugal voltou a equilibrar a 21-21. Mas as espanholas aproveitaram perdas de bola no ataque português e ganharam três golos de vantagem, a 22-25. Com o
resultado em 23-25 e menos de três minutos para jogar, um remate ao poste condicionou a recuperação portuguesa. Mihaela Minciuna foi a melhor marcadora entre as portuguesas, com seis golos.
 
A Equipa Portugal já defrontou a Sérvia, adversário na decisão da medalha de bronze, na 1.a jornada da fase de grupos, e perdeu por 21-20.
 
ESGRIMA. Miguel Frazão terminou esta segunda-feira a competição de Esgrima (espada) na 10.a posição e Filipe Frazão foi 17.o.
 
Na fase de grupos, Miguel Frazão somou quatro vitórias e duas derrotas, ao passo que Filipe Frazão venceu duas vezes e perdeu três.
Resultados de Miguel Frazão: Mohamed Elsayed (Egito) 5-4; Giacomo Paolini (Itália) 0-5; Petar Srbinoski (Macedónia do Norte) 5-2; Abdyssalam Abujtela (Líbia) 5-4; Hoareau-Berkani (Argélia) 5-0; Omar Nahi (Marrocos) 4-5.
 
Resultados de Filipe Frazão: Mohammed Yasseen (Egito) 2-4; Alex Fava (França) 1-3; Abdelkarim El Haouari (Marrocos) 3-5; Menaouer Guia (Argélia) 5-1; Abubaker Algadi
(Líbia) 5-0. Face aos resultados dos grupos, passou-se à fase de eliminação direta. Miguel Frazão era então o 8.o e beneficiou de isenção na ronda de 32, na qual Filipe Frazão - o 14.o - enfrentou e perdeu com o espanhol Angel Fabregat, por 15-13. Já na ronda de 16, Miguel Frazão também perdeu com o francês Paul Allegre (15-11).
 
NATAÇÃO. Mais duas medalhas conquistadas pela Equipa Portugal na competição de Natação. E as duas foram de prata. Depois de Diogo Ribeiro (2), Camila Rebelo (1), Ana
Catarina Monteiro (1) e Rafaela Azevedo (1), são sete medalhas as da Natação, em Oran 2022.
 
Esta segunda-feira, Ana Rodrigues foi 2.a classificada nos 50m bruços, com o tempo de 31,31, só suplantada pela italiana Lisa Angioloni (30,87). O bronze foi para Anita Bottazzo, também de Itália (31,41).
 
Ana Rodrigues e a medalha de prata: “Para mim, sabe a ouro, nesta fase da época. Temos os Europeus daqui a muito pouco tempo, é quase uma prova de preparação para vermos se o trabalho que fazemos está a ser bem feito, e o que precisamos de trabalhar mais. Quer dizer que está a ser (bem feito), ainda por cima numa prova do COP, é muito importante. Ir a uma final é sempre tenso, tinha passado em segunda de manhã e agora tentava estar o mais tranquila possível para conseguir trazer esta medalha e correr tudo bem.”
 
Nos 50m livres, Miguel Nascimento conquistou pouco depois da final de Ana Rodrigues também uma medalha de prata (22,01), com novo recorde nacional, atrás do grego
Kristian Gkolomeev (21,91) e à frente do medalha de bronze, o argelino Oussama Sahnoune (22,22). Na final esteve igualmente Diogo Ribeiro, 5.o classificado, com o
tempo de 22,40.
 
Miguel Nascimento: “Esta medalha de prata soube-me a ouro. Foi um ano completamente especial para mim. Vou ser pai em agosto. Isto tem muito significado, principalmente nesta altura, estava a precisar disto para me motivar e ambicionar mais coisas para o futuro. Estou muito feliz com a minha prestação.” A propósito da marca: “Não estava nada à espera. Fui sem pensar em nada, tentar melhorar o que falhei de manhã, e este tempo dá-me perspetiva para ambicionar alguma coisa mais. Sabemos que o desporto é o que é, cabeça erguida e aproveitar esta celebração para motivar para o resto. Este tipo de medalhas internacionais ambicionávamo-las já há muito, eu e os meus treinadores. Finalmente tive a oportunidade de estar aqui numa boa forma, e quando nos oferecem estas sensações temos de aproveitar e tirar o melhor proveito da situação.”
 
Na final dos 100m mariposa, Mariana Cunha classificou-se na 4.a posição (59,36) e Ana Catarina Monteiro foi 7.a (1.00,13). Ganhou a bósnia Lana Pudar (57,55), a prata foi para a grega Anna Ntountounaki (58,56), e o bronze para italiana Ilaria Bianchi (59,06).
 
A estafeta feminina de 4x100m estilos, com Camila Rebelo, Ana Rodrigues, Mariana Cunha e Francisca Martins, ficou na 4.a posição, com novo recorde nacional (4.07,57),
atrás de Itália, medalha de ouro (4.04,65), Espanha, prata (4.06,17), e Turquia, bronze (4.07,31).
 
Também com novo recorde nacional (3.37,50), a estafeta masculina de 4x100m estilos, com João Costa, Gabriel Lopes, Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento, foi 5.a classificada.
 
Ganhou também a Itália, com 3.35,77.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:42:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...