>
Os Amigos da Montanha organizam no próximo fim-de-semana, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, o “Open de ORI-BTT Barcelos 2016". As provas têm início no sábado às 14h30 e, no domingo, começam às 8h30, no Campo de Futebol de Vilar do Monte. A cerimónia de entrega de prémios acontece no mesmo local, no domingo, pelas 12h30.
Este fim de semana de Orientação em BTT em Barcelos contará com 120 participantes, que percorrerão o mapa do monte Cutulo, e onde se poderão ver os mais conceituados atletas da modalidade em Portugal, entre os quais João Ferreira, no setor masculino e, em femininos, destaque para Ana Filipa Silva e Susana Pontes que neste momento lideram o ranking da Taça de Portugal.
Para atletas federados, ambas as etapas são pontuáveis para a Taça de Portugal, apurando-se no sábado o Campeão Nacional de Distância Média.
A estes atletas, juntam-se participantes não federados, tendo sido, para isso, definidos dois mapas, um de distância curta e outro de distância longa.
Toda a arena da prova será no campo de futebol de Vilar do Monte, onde se realizará a chegada nas duas etapas.
Esta é a quarta vez que os AM organizam uma Prova do Ranking da Taça de Portugal de Ori-BTT num total de oito etapas, já que cada prova conta com duas etapas.
Além disso, duas destas provas foram o Campeonato Nacional Absoluto nos montes de Alvitos e Couto, em 2014.
As provas realizadas têm sido muito participadas no contexto da modalidade, já que, normalmente, as mesmas não costumam chegar a uma centena de atletas e os Amigos da Montanha têm contado sempre com cerca de 120 participantes em cada prova.
Estas competições pertencem ao calendário da Federação Portuguesa de Orientação que tem atribuído estas provas aos Amigos da Montanha atendendo à qualidade organizativa da Associação, mas também à qualidade do terreno que permite definir percursos muito adequados a esta modalidade e acrescentar mais valor à competição. Para isso contribuem as extensas áreas de floresta com uma densa rede de caminhos e carreiros e as frequentes variações de altimetria, que tornam a competição mais desafiante e ao gosto dos praticantes da modalidade. Este tem sido um dos aspetos mais evidenciados pelos atletas no final das provas das edições anteriores.