>
A terceira edição do Aguiar da Beira “O” Meeting (ABOM) 2022, realizada nos dias 28 e 29 de Maio, contou com a participação de mais de 400 pessoas provenientes de 10 países.
Este evento decorreu junto à Quinta dos Matos, Freguesia de Pinheiro, e foi constituído por duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis da Federação Portuguesa de Orientação sendo que a etapa de Domingo contou, também, para o Ranking Mundial da modalidade.
O ABOM 2022 foi um dos momentos chave do projeto do Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação (JWOC) que Aguiar da Beira vai acolher de 10 a 16 de Julho. Na semana que antecedeu o ABOM 2022 foi organizado o segundo estágio oficial de preparação para o JWOC, que contou com a presença das Seleções Nacionais da Alemanha, Israel, Letónia, Polónia, Reino Unido e Ucrânia, e ainda alguns elementos das Seleções de Portugal, Itália e Espanha. Todos os atletas presentes procuraram apurar a suas capacidades técnicas para conseguirem alcançar resultados de relevo em Julho.
No que toca aos resultados do ABOM 2022, no escalão “máximo” masculino o atleta mais forte foi o Inglês Matthew Gooch, que venceu as duas etapas. No sector feminino a Ucraniana Olena Postelniak foi a mais forte, vencendo as duas etapas.
Esta competição foi também um momento de treino para os elementos da organização para que nada falhe durante o Campeonato do Mundo. O número de pessoas envolvidas na organização do ABOM foi quase uma centena, número que deverá chegar aos 165 durante o JWOC.
O JWOC 2022 vai contar com 5 provas, sendo atribuídos títulos de Campeão do Mundo de Juniores de Orientação em 4. Eis o programa do JWOC:
Paralelamente ao Campeonato do Mundo vai acontecer uma prova dedicada aos espectadores. Esta prova, denominada JWOC TOUR, foi planeada de forma a proporcionar aos seus participantes a oportunidade de assistir aos eventos do JWOC e, em seguida, poder correr nos mesmos locais onde, momentos antes, atletas de 37 países lutaram pelos títulos de Campeões do Mundo.
Qualquer pessoa pode participar no JWOC TOUR, existindo escalões dedicados a pessoas não federadas e sem experiência na modalidade.