18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Dantas representa Portugal no último dia do Mundial de Longboard ISA

“Isto ainda não acabou e quero chegar o mais longe possível”
 
O quinto e penúltimo dia do Mundial de Longboard da ISA, que termina amanhã em El Salvador, traduziu-se numa maratona para a Seleção Nacional, em especial para os irmãos João e António Dantas, que disputaram três baterias de repescagens num dia duríssimo para toda a comitiva.
 
No final, o fado ingrato de ter os dois irmãos na mesma bateria da ronda 6 de repescagens, com João Dantas a conseguir passar, de forma dramática, já na última onda, à ronda 7, ou seja, a duas baterias de marcar presença na final das medalhas, amanhã. 
 
Menos sorte para António Dantas, quarto classificado (e consequentemente eliminado) numa bateria ganha pelo brasileiro Rodrigo Sphaier. João foi segundo, o sul-africano Sam Christianson terceiro.
No final, a palavra aos protagonistas, começando por António Dantas, nitidamente cansado, mas satisfeito com o “dever cumprido”:
“Sim, tenho um sentimento de dever cumprido. Foi o culminar de uma semana puxada. Depois de ontem ter partido a prancha, o leash, tudo, ter passado e ainda conseguir ultrapassar mais dois heats hoje... foi muito bom. Sobressai desta experiência o prazer de partilhar um heat com o meu irmão num Mundial. Perdi, mas estou feliz por ele e sei que se fosse ao contrário ele também estaria. Agora estou focado no heat do meu irmão amanhã. Ou melhor, nos heats!”
 
Por sua vez, João Dantas assumiu a emoção:
“Foram muitos anos para finalmente ter um campeonato a correr bem e ter uma representação boa do nosso país. E merecemos. Mas isto ainda não acabou e tenho muito para dar e chegar o mais longe possível. Pelo meu irmão e pelo resto da equipa. É um misto de emoções muito grande. Fico feliz e triste por ele, mas sei que ele tem muitos anos para dar ao longboard e sei que se eu cheguei onde cheguei, ele vai chegar ainda muito mais longe que eu.”
 
João Dantas acrescentou ainda:
“Quero aproveitar a oportunidade para agradecer à Federação pelo apoio que nos tem dado. Há muitas Seleções que não podem estar aqui hoje e não têm estas condições que nos são facultadas. Não nos tem faltado nada e isso é de salientar e agradecer.”
 
Finalmente, João Ferreira, o técnico nacional, não escondeu o desgaste físico e emocional de um dia-maratona com tanto em jogo para as cores nacionais:
“Tivemos um dia de excelentes prestações dos manos Dantas, com nível muito alto, tecnicamente e na escolha de ondas. O João, com uma capacidade de luta invulgar, conseguiu virar a última onda do dia e transformar um resultado desfavorável. Agora está dentro dos oito primeiros e vamos ver onde mais pode chegar.”
 
Amanhã é o derradeiro dia do Mundial ISA de El Salvador. Portugal, recorde-se, foi 10º classificado na China, em 2019.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 03:59:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...