16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal sobe ao pódio em +35 no Campeonato do Mundo de Veteranos

- Duas medalhas para o país organizador na primeira semana
- Ex-vedetas Clement, Giquel e Brianti entre os campeões
- Campeonato do Mundo Individual arranca este sábado
 
Portugal encerrou, esta sexta-feira, a participação no Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas com a subida ao terceiro lugar do pódio das seleções feminina e masculina do escalão de +35. Com a competição por equipas encerrada, a Federação Portuguesa de Ténis e a Federação Internacional de Ténis organizam, já a partir de sábado, o Campeonato do Mundo Individual de Veteranos.
 
Um dia depois da derrota para a Alemanha, a seleção feminina de +35 reencontrou-se com as vitórias ao levar a melhor sobre a Argentina por 2-1 no encontro de atribuição do terceiro lugar.
 
O frente-a-frente assinalou a estreia da capitã de equipa, Neuza Silva, em encontros de singulares, com a ex-número 133 do ranking WTA a derrotar Guadalupe Luciana Ubeda por claros 6-1 e 6-0 para dar o primeiro ponto à equipa portuguesa.
 
Depois, coube a Rita Freitas — a jogadora portuguesa mais bem-sucedida nos singulares ao longo da semana — a oportunidade de selar o derradeiro triunfo luso e a resposta foi uma autoritária vitória pelos parciais de 6-0 e 6-2 perante Jesica Soledad Orselli.
 
Com a eliminatória resolvida, Portugal abdicou de disputar o encontro de pares e horas depois subiu ao terceiro lugar do pódio com a medalha de bronze ao peito das quatro jogadoras que contribuíram para o desempenho do país.
 
No torneio masculino de +35, a equipa da casa regressou à ação um dia depois de ter perdido com a Espanha no par decisivo e venceu os Estados Unidos da América por 2-1, um confronto que também foi resolvido nos singulares.
 
A primeira vitória foi assinada por Gonçalo Nicau, que na estreia nesta variante não perdeu tempo e superou Tyler Browne por claros 6-1 e 6-1.
 
Depois, Fred Gil celebrou o quarto triunfo em quatro encontros individuais ao longo da semana e, com os parciais de 6-4 e 6-2 sobre Christian Guevara, deu a Portugal o ponto que faltava.
 
Os EUA ainda celebraram a conquista do ponto de honra, com Tyler Browne e Nicholas Brunner a superarem José Ricardo Nunes e Gonçalo Nicau por 6-1 e 6-4 no derradeiro encontro contra a equipa capitaneada por Rui Machado, que esta sexta-feira não entrou em ação.
 
As duas seleções portuguesas receberam as medalhas no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor, o mesmo palco onde foram consagradas as seis equipas vencedoras deste Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas.
 
No escalão de +35, a Itália venceu a Alemanha por 2-1 na final feminina, conquista para a qual muito contribuiu a ex-número 55 WTA Alberta Brianti (com uma vitória em singulares e uma em pares), e a França derrotou a Espanha por 3-0 na final masculina.
 
Os títulos de +40 foram erguidos pela Alemanha, que na final feminina levou a melhor sobre os Estados Unidos da América por 2-1, e pela Itália, que derrotou a Espanha por 2-0 na decisão masculina.
 
Já em +45, a Alemanha venceu a Espanha por 3-0 na final feminina e, na masculina, o título foi conquistado pela França, que derrotou a Espanha por 2-0. Este último triunfo foi assinado por Arnaud Clement, ex-top 10 mundial que jogou a final do Australian Open e conquistou a Taça Davis em 2001, e Marc Giquel, número 37 do ranking mundial em 2008.
 
Com o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas concluído, o foco muda para o Campeonato do Mundo Individual de Veteranos.
 
Esta competição é organizada pela Federação Portuguesa de Ténis e a Federação Internacional de Ténis entre os dias 6 e 13 de agosto e também contará com o Complexo de Ténis do Jamor como palco principal.
 
Disputado nos escalões de +30, +35, +40 e +45 em singulares e pares femininos e masculinos e pares mistos, o torneio reúne cerca de 400 jogadores, com Fred Gil em destaque por ser o primeiro cabeça de série do quadro de singulares masculinos em +35.
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de agosto de 2022 – 03:18:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...