18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nuno Borges e João Domingues eliminados na segunda ronda do Braga Open

Torneio ficou sem portugueses em singulares Rocha/Rodrigues nas meias-finais de pares
 
Os portugueses Nuno Borges e João Domingues despediram-se, esta quinta-feira, do Braga Open com derrotas na segunda ronda de singulares. Henrique Rocha e Daniel Rodrigues, apurados para as meias-finais de pares, passaram a ser os únicos representantes portugueses ainda em prova neste torneio do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organiza com o apoio da Câmara Municipal de Braga.
O primeiro a ser eliminado foi João Domingues. Campeão do Braga Open em 2019, o tenista de Oliveira de Azeméis (atual 274.º do ranking ATP) não realizou uma boa exibição e perdeu por 7-6(2) e 6-0 com o qualifier espanhol Pablo Llamas Ruiz (511.º), que esta semana já tinha afastado Pedro Araújo e Jaime Faria.
 
Apesar de ter liderado com um break de avanço em três ocasiões diferentes (duas das quais a servir para o set), o português de 28 anos nunca esteve confortável em campo. Em contrapartida, o adversário, nove anos mais novo, soube agarrar a oportunidade que teve pela frente e apoiado na consistência e em várias subidas à rede não só conquistou a primeira partida, como ganhou balanço para um segundo parcial de sentido único.
 
“Hoje nunca me senti confortável a jogar. Estou bastante desiludido e triste pela minha prestação, sobretudo no segundo set porque independentemente de estar a jogar bem ou mal devia ter tido uma atitude melhor. Queria ter feito mais neste torneio de que tanto gosto, mas é mais um do calendário e tenho de me concentrar já na próxima semana”, contou Domingues, que ainda lamentou as “muitas oportunidades que não consegui aproveitar, sobretudo quando servi a 5-4 e 6-5 para fechar o primeiro set.”
 
As quatro vitórias na terra batida do Clube de Ténis de Braga permitiram a Pablo Llamas Ruiz carimbar o apuramento para os quartos de final de um torneio do ATP Challenger Tour pela primeira vez na carreira.
 
O próximo adversário do jovem tenista de Jerez De La Frontera poderia ser mais um português, mas Nuno Borges (94.º) não conseguiu confirmar o favoritismo e também concluiu a participação no Braga Open na segunda eliminatória.
 
Cabeça de cartaz do torneio, o maiato de 25 anos produziu uma exibição apagada no reencontro com o brasileiro Matheus Pucinelli de Almeida (que tal como ele esteve em Viana do Castelo para a eliminatória da Taça Davis entre Portugal e Brasil) e perdeu por 6-2 e 6-4 ao cabo de 1h19.
Sem criar qualquer ponto de break, Borges nunca foi capaz de discutir o resultado e concluiu de forma precoce a participação no torneio onde, há exatamente um ano, conquistou o título de pares ao lado do amigo Francisco Cabral.
 
"Hoje senti-me muito cansado e com muita dificuldade em concentrar-me em jogar ténis. Foi difícil do início ao fim e nunca consegui agarrar-me ao encontro", explicou o número dois nacional em conferência de imprensa.
 
"Nos últimos dias vivi dias de muita tensão, o que não é desculpa, mas explica muito bem o que aconteceu hoje. Na terça-feira tinha dito que fiquei surpreendido pela positiva com a minha primeira ronda, mas hoje entrei logo mal e compliquei as coisas desde o início”, acrescentou Nuno Borges, que na próxima semana espera jogar o ATP 250 de Sófia, na Bulgária.
 
O elenco dos quartos de final ficou completo com a vitória de Alexander Shevchenko (153.º), que ultrapassou Nino Serdarusic por 7-5 e 6-4 para se juntar a Jelle Sels, neerlandês que avançou sem precisar de entrar em campo, por intermédio da desistência de Gonçalo Oliveira na véspera.
 
Sem portugueses nos singulares, a esperança do Braga Open coroar um campeão português pela quarta vez em quatro edições recai na variante de pares — tal como já aconteceu em 2021.
 
Um dia depois da vitória na estreia lado a lado, Henrique Rocha e Daniel Rodrigues voltaram a ser felizes e com os parciais de 7-6(4), 3-6 e 10-6 superaram o alemão Jeremy Jahn e o italiano Gian Marco Moroni para acederem às meias-finais.
 
Seguem-se o indiano Jeevan Nedunchezhiyan e o indonésio Christopher Rungkat, que confirmaram o estatuto de primeiros cabeças de série ao vencerem João Domingues e Gonçalo Falcão em duas partidas (6-3 e 6-4).
 
No outro encontro com portugueses envolvidos, Fábio Coelho e Jaime Faria não foram capazes de dar continuidade à vitória da véspera, sobre os segundos pré-designados, e cederam por 6-3 e 7-6(5) para o cazaque Timofey Skatov e o espanhol Carlos Taberner.
 
Na sexta-feira, a jornada arranca às 11 horas com dois encontros dos quartos de final de singulares em cada campo, seguidos das duas meias-finais de singulares.
 
Fotos: Sara Falcão
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:45:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...