18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Vera Vilaça e Ricardo Batista sagraram-se Campeões Nacionais de Triatlo de Elite

 

  •  

  • O Triatlo de Lisboa recebeu no dia 5 de setembro 2020 o Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Elite. 

 

O Triatlo regressou no dia 5 de setembro, tendo como palco de fundo os Jardins de Braço de Prata, em Marvila, onde se realizou o Campeonato Nacional Individual de Elite.

 

Uma das provas mais importantes da modalidade, iniciou com a competição feminina, com Vera Vilaça, do Sport Lisboa e Benfica a conquistar o título de Campeã Nacional de Triatlo, seguindo-se a prova masculina que colocou Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, no mais alto lugar do pódio.

 

«Planeei a prova que correu exatamente como tinha previsto, com avanço de um minuto na natação. Depois foi gerir os outros segmentos e estou muito feliz com o resultado», afirma a Campeã Nacional.

Já Ricardo Batista, o novo detentor do título de campeão nacional de elite, declarou ter sido ‘uma prova dura, com muito trabalho no ciclismo, que contou com apenas três atletas a puxar em quase todo o percurso’, com o atleta a estar à altura do desafio.

O percurso do Campeonato Nacional Individual incluiu um segmento de natação no rio Tejo que partiu da areia com duas voltas num total de 1500 metros, o ciclismo de 40km contou com cinco voltas de 8km na frente ribeirinha de Lisboa, com uma subida de 600 metros em cada volta, com inclinação média de 5%, dois retornos a 180º e uma zona urbana sinuosa de cerca de 600 metros. A corrida realizou-se na frente ribeirinha de Lisboa, com quatro voltas planas de 2,5 km.

Vera Vilaça, do Sport Lisboa e Benfica, foi a atleta mais rápida da prova conquistando o título de Campeã Nacional com 02:07:52, Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, sagrou-se vice-campeã da distância com o tempo de 02:11:24, mais 3’32’’. Raquel Rocha, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, foi terceira na classificação do Campeonato Nacional com 02:12:53, mais 05’01’’ que a vencedora.

A segunda atleta a passar a meta foi a brasileira Giovanna Lacerda, individual, com o tempo de 02:09:06.

Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se Campeão Nacional de Elite, com 01:50:41, com Pedro Gaspar, do Alhandra Sporting Club, a conquistar a segunda posição com 01:51:23 e João Mandos, do Sporting Clube de Portugal, com 01:52:18.

 

Christophe De Keyser, do Outsystems Olímpico de Oeiras, foi o atleta mais rápido com 01:49:56.

 

Afonso do Canto foi 7º da geral e o primeiro atleta júnior a passar a meta

 

Um agradecimento a todos aqueles que acompanharam esta prova com o máximo interesse, respeitando as regras de segurança, contribuindo, assim, para que o calendário nacional possa prosseguir.

O Triatlo de Lisboa foi organizado pela Federação de Triatlo de Portugal, pela Junta de Freguesia de Marvila e pela Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 12:52:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...