18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça da Europa de Quarteira 2023 - O que esperam os triatletas?

Realizou-se hoje a conferência de imprensa do 21.º Triatlo Internacional de Quarteira que recebe este fim de semana duas Taças da Europa (Elites e Juniores) e a Taça de Portugal que encerra no domingo fim de semana competitivo.

 

O Triatlo de Quarteira Professor Carlos Gravata existe desde 2009 e em 13 edições da Taça da Europa de Quarteira internacionais contou com:

- 2573 participações na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira;

- 1509 atletas internacionais diferentes;

62 nacionalidades diferentes, dos 5 continentes do mundo.

 

Depois de 17 medalhas e quatro vitórias nacionais, Portugal recebe mais uma Taça da Europa, eleita por muitos atletas de topo mundial.

 

João Pereira, o atleta mais velho desta competição, conta já com sete participações. «É difícil antecipar um resultado porque é primeira prova e não sabemos qual o estado de forma dos atletas, mas vou dar o meu melhor e ficarei contente independentemente do resultado Sobre o conhecido apoio do entusiasta público em Quarteira, João afirmou que apesar de aumentar a pressão, ajuda na conquista da vitória!

Melanie Santos afirmou que tem sempre boas recordações de Quarteira, onde já participou oito vezes e onde foi já também medalhada. «É sempre um prazer competir em Quarteira, uma prova muito especial para mim». A atleta nacional melhor colocada no ranking mundial comentou que a sua primeira competição da época (primeira etapa do Campeonato do Mundo em Abu Dhabi) não teve o resultado que ambicionou, mas vai dar o melhor nesta prova!

Jonathan Brownlee, que já foi campeão mundial da modalidade e com três medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, é o triatleta mais premiado de sempre nesta competição. Afirmou que resolveu participar na Taça da Europa de Quarteira por ser a primeira prova da época que reúne boas condições e bom tempo. «Já tinha ouvido falar muito desta competição, é muito famosa entre os atletas porque existe há muitos anos e também do seu percurso desafiante. Outra razão é que tenho treinado muito, estou em boa forma, levo a minha carreira muito a sério e nesta competição posso aliar objetivos de diversão e desafio!» O principal objetivo de Brownlee para 2023 é a qualificação olímpica: «Pensava que Tóquio 2020 seriam os meus últimos jogos, mas consegui superar-me para Paris 2024. Quero participar nas olimpíadas para ser competitivo e lutar por uma medalha se não, não vou!» .

 

Brownlee tem um mentor da sua carreira, o seu irmão Alistair Brownlee, triatleta também de muito sucesso, que afirma ser o maior inspirador da sua carreira, apoiando-o em todas as situações e ajudando-o a ultrapassar os obstáculos. «O maior erro da minha vida foi não acreditar em mim e por isso deixo um conselho aos (irmãos) mais novos: que acreditem sempre neles próprios para alcançarem os objetivos!»

 

Quanto aos atletas juniores que irão participar na Taça da Europa Júnior, a realizar-se no domingo, 26 de março, Matilde Santos afirmou que irá representar o país da melhor maneira, e que os juniores gostam sempre de surpreender, até porque as circunstâncias mudam muito rapidamente nesta categoria.  João Nuno Batista contou que é um prazer competir em Quarteira, prometendo que irá dar o seu melhor. «Uma prova de Triatlo depende de muitas variantes, vou construindo a estratégia durante a competição», conclui o júnior nacional que foi vice-campeão do mundo em Quarteira, em 2021».

 

Periodicidade Diária

sábado, 25 de maio de 2024 – 05:32:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...