18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Competições europeias de regresso

A equipa de seniores masculinos do SL Benfica recebe amanhã, no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz, os italianos do Cucine Lube Civitanova, líderes invictos da Pool C, em jogo da 5.ª jornada da Liga dos Campeões que poderá ser seguido em directo (20h00) na Benfica TV.
 
A croata Ksenija Jurkovic e o turco Yavuz Akdemir são os árbitros nomeados para este jogo no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz, enquanto o português Pedro Pinto será o árbitro de reserva. 
 
Em 2021/2022, saldou-se por um 9.º lugar a participação dos encarnados da Luz na Liga dos Campeões, que não teve campeão na edição de 2020 devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida sensacionalmente em 2021 e 2022 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle.
O regresso à Champions segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3.ºs classificados na época seguinte.
Em 2019/2020, época em que não foi atribuído o título de campeão europeu, o SL Benfica defrontou, na fase de grupos da Liga dos Campeões, os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia, os franceses do Tours VB e os polacos do Verva Warszawa Orlen, tendo averbado apenas um triunfo, em casa, diante dos polacos, e ocupado o 16.º lugar final.
 
O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.
Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.
Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 15 mil euros.
Na quarta-feira, as atenções estarão voltadas para o duelo entre equipas portuguesas que colocará, desde logo, um representante do nosso País nas meias-finais da Challenge Cup – masculinos: os açorianos da AJF Bastardo, vencedores da Supertaça 2022, ou os leões do Sporting CP.
 
Os jogos desta eliminatória dos quartos-de-final Challenge Cup estão agendados para depois de amanhã, às 20h30 locais, no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, e para o dia 25 de Janeiro (19h30), no Pavilhão João Rocha.
 
O dinamarquês Morten Engborg Klein e o belga Paul Herbots serão os árbitros do jogo da 1.ª mão, que terá transmissão em directo na RTP Açores. 
 
A AJ Fonte do Bastardo conseguiu o apuramento para os quartos-de-final ao ultrapassar o SC Duo Tartu, da Estónia, enquanto o Sporting CP eliminou os espanhóis do CV Melilla.
 
Na última edição da prova, os açorianos atingiram os quartos-de-final, tendo sido afastados das finais pelos eslovenos do ACH Volley Ljubljana.
Em 2019, o Sporting CP foi 3.º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza, e em 2020 atingiu novamente as meias-finais, antes da prova ter sido interrompida pela pandemia.
Em femininos, a AJM/FC Porto, campeã nacional em título, vai defrontar nos oitavos-de-final da Challenge Cup as romenas do Rapid Bucuresti.
O primeiro jogo está agendado para o dia 12 de Janeiro no Dragão Arena (20h00/em directo no Porto Canal) e o segundo para o dia 18 de Janeiro (17h00 locais) em Bucareste, capital da Roménia.
 
O cipriota Andreas Constantinides e o espanhol Juan Antonio Alvarez serão os árbitros do jogo da 1.ª mão. 
 
Em 2021, a AJM/FC Porto foi 9.ª classificada na Challenge Cup, alcançando a mesma classificação na Taça CEV, em 2022.
Por seu turno, as açorianas do Clube Kairós, vão defrontar nos oitavos-de-final as romenas do CSM Lugoj.
 
A 1.ª mão disputa-se no dia 12 de Janeiro (20h30 locais/em directo na RTP Açores) no Complexo Desportivo das Laranjeiras, em Ponta Delgada, e a 2.ª mão está agendada para o dia 18 de Janeiro (18h30 locais) na Roménia.
 
A alemã Jennifer Hesse e o cipriota Isaak Flouris serão os árbitros do jogo da 1.ª mão. 
 
Em 2021, o Clube K passou pela primeira vez da 2.ª ronda e só seria eliminado nos quartos-de-final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.
 
Árbitros portugueses em acção
 
Vítor Gonçalves
Montpellier HSC VB (França) x VfB Friedrichshafen (Alemanha), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 10 de Janeiro de 2023.
 
Pedro Pinto
Árbitro de reserva no SL Benfica x Cucine Lube Civitanova (Itália), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 10 de Janeiro de 2023.
Volero Le Cannet (Suíça) x Vero Volley Monza (Itália), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 12 de Janeiro de 2023.
 
Ricardo Ferreira
Berlin Recycling Volleys (Alemanha) x Aluron CMC Warta Zawiercie (Polónia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 25 de Janeiro de 2023.
 
Raquel Portela
CV Kiele Socuellamos (Espanha) x VDK Gent Dames (Bélgica), dos oitavos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 11 de Janeiro de 2023.
 
José Caramez
Asterix Avo Beveren (Bélgica) x Aris Thessaloniki (Grécia), dos oitavos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 18 de Janeiro de 2023.
 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de fevereiro de 2024 – 12:02:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...