>
O Hotel Axis, em São Mamede de Infesta (Matosinhos), recebe as melhores equipas do xadrez nacional, para a disputa dos Campeonatos Nacionais das 1.ª, 2.ª e 3.ª Divisões.
O Nacional da 1.ª Divisão reúne 10 conjuntos, na disputa do título coletivo mais importante do xadrez nacional.
A Academia de Xadrez de Gaia defende a coroa conquistado na época de 2014/15 e terá forte concorrência do Grupo Desportivo Dias Ferreira e da Académica de Coimbra, equipas bem apetrechadas e capazes de contrariar o favoritismo dos gaienses.
O torneio, a disputar no sistema de todos contra todas em nove jornadas, conta com a presença de xadrezistas de 28 nacionalidades, destacando-se 11 grandes mestres e 17 mestres internacionais.
Registo para o regresso do Sporting CP à 1.ª Divisão, após duas décadas fora dos tabuleiros principais do xadrez português.
Na 1.ª jornada, a realizar no dia 14 de agosto, a partir das 15 horas, a AX Gaia inicia a defesa do título frente ao Clube de Xadrez A2D, de Famalicão.
1.ª DIVISÃO – 1.ª JORNADA (14.08.2015, 15 horas)
FC Barreirense - GX Porto
Sporting CP - Casa do Xadrez
AX Gaia - CX A2D
Académica de Coimbra - GX 113
GD Dias Ferreira - ADRC Mata de Benfica
Paralelamente ao Nacional da 1.ª Divisão decorrem as fases finais das 2.ª e 3.ª Divisões, destinadas a determinar os respetivos campeões.
Hoje, dia 13 de agosto, defrontam-se, na 2.ª Divisão, a partir das 20.30 horas, o Clube de Xadrez Montemor-o-Velho/CTGA com a Associação de Xadrez de Portugal, folgando a equipa do Amanhã da Criança.
Na 3.ª Divisão, o duelo de hoje é entre os Corvos do Lis e da Axat, cabendo à equipa B do CX A2D descansar.
Todos os jogos podem ser acompanhados em direto no site da Federação Portuguesa de Xadrez