>
Eduardo Etuzaraga jogador da Academia de Xadrez de Gaia
Quatro encontros, quatro vitórias, duas delas pela diferença máxima. Este é o registo da liderança da Academia de Xadrez de Gaia no Nacional da 1.ª Divisão de xadrez, ao fim de quatro jornadas do campeonato, que decorre em Leiria, no Hotel Eurosol.
Os gaienses superaram o Sporting, por 4-0, na quarta ronda, e beneficiaram da derrota da ADRC Mata de Benfica frente à Académica de Coimbra (1,5-2,5) para cimentarem o comando da competição, agora com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Grupo Desportivo Dias Ferreira, equipa de Matosinhos, que nesta jornada bateu o CX Montemor-o- Velho, por 3,5-0,5.
A questão do título nacional começará a ficar mais clarificada depois do duelo-chave da quinta jornada, entre a AX Gaia e o GD Dias Ferreira, os dois maiores candidatos ao trono.
Recorde-se que o conjunto de Gaia, que neste torneio conta com os grandes mestres Eduardo Iturrizaga (Venezuela), Lubomir Ftacnik (Eslováquia), Vladimir Petkov Bulgária) e Aleksa Strikovic (Sérvia), defende a coroa conquistada na época passada.
4.ª Jornada: Resultados: GX Porto-O Amanhã da Criança, 2-2; AX Portugal/Atlantidiagonal- Barreirense, 2,5-1,5; Sporting-AX Gaia, 0-4; GD Dias Ferreira-CX Montemor-o- Velho, 3.5-0,5; Académica de Coimbra-ADRC Mata de Benfica, 2,5-1,5.
Classificação: 1.º AX Gaia, 12 pontos; 2.º GD Dias Ferreira, 10; 3.ºs GX Porto, Académica de Coimbra, O Amanhã da Criança e ADRC Mata de Benfica, 9; 7.º CX Montemor-o- Velho, 7; 8.º AX Portugal/Atlantidiagonal, 6; 9.º Sporting, 5; 10.º Barreirense, 4.