>
A equipa principal da Associação de Xadrez A Torre (AXAT), de Montemor-o-Novo, conquistou o título nacional coletivo de partidas semi-rápidas, competição que juntou 64 formações e cerca de 260 jogadores nas instalações do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande.
O conjunto de Montemor-o-Novo somou 23 pontos nas oito rondas da prova, correspondentes a sete vitórias e apenas um empate, cedido à Amadora Xadrez, na quinta jornada.
Os mestres internacionais Rui Dâmaso e Paulo Dias, o candidato a mestre Pedro Rego e o mestre FIDE João Leonardo formaram o quarteto vitorioso da AXAT e todos conseguiram excelentes performances individuais. Dâmaso somou 7 pontos em 8 jogos, Dias averbou 5,5 em 8, Rego conseguiu 7,5 em 8 e Leonardo fez 6 em 7. O mestre FIDE António Vasquez jogou uma partida pelos campeões, tendo empatado.
O segundo lugar do pódio final foi para a Escola de Xadrez do Porto, com 20 pontos, os mesmos da Académica de Coimbra (terceira), da ADRC Mata de Benfica (quarta), da Amadora Xadrez (quinta) e do GD Dias Ferreira A (sexto). A equipa portuense beneficiou de um melhor desempate para chegar ao estatuto de vice-campeã.
Na oitava e derradeira jornada bastava um empate à AXAT para se sagrar campeã, mas a equipa conseguiu melhor, ao derrotar a forte formação da AX Portugal/Atlantidiagonal, por 3-1.
Ao nível individual, destacaram-se os mestres FIDE José Padeiro e António Vítor, primeiros tabuleiros de O Amanhã da Criança e da Oficina Criativa-Fabrikartes, que saíram da Marinha Grande com um registo 100% vitorioso: oito vitórias em oito partidas.
O título da AXAT foi o primeiro para a equipa de Montemor-o-Novo, que assim sucede aos Ferroviários do Barreiro como campeã nacional.
Classificação final:
1.º AXAT A, 23 pontos;
2.º EX Porto A, 20;
3.º Académica de Coimbra, 20;
4.º ADRC Mata de Benfica, 20;
5.º Amadora Xadrez, 20;
6.º GD Dias Ferreira A, 20;
7.º AX Portugal/Atlantidiagonal, 19;
8.º GD Ferroviários B, 19;
9.º AEJ S. João Madeira, 19;
10.º IF Torrense, 18.