Portugal Open: Karen Grigoryan destacado no Portugal Chess Tour

 

 

Após 10 das 16 provas do Portugal Chess Tour, o grande mestre Karen Grigoryan (GD Dias Ferreira) é o líder destacado do Portugal Chess Tour, o circuito de torneios de clássicas e semi-rápidas organizado sob a égide da FPX. A dupla vitória no Portugal Open de clássicas e semi-rápidas colocou o categorizado grande mestre arménio com 600 pontos, mais 290 do que o segundo posicionado, o grande mestre russo Evgeny Alekseev (CX Ferreira do Alentejo).
 
Grigoryan caminha assim para o triunfo no circuito, até porque as contas finais são feitas aos cinco melhores resultados e o xadrezista arménio já ganhou três torneios – X Open Marquês de Pombal, Portugal Open 2020 e Portugal Open Rapid 2020 -, foi segundo em outro – XII Torneio Internacional da Figueira da Foz – e terceiro em outros dois – Guimarães Chess Open 2019 e V Open Internacional Pampilhosa da Serra -, garantindo desde logo uma pontuação muito difícil de atingir por outro jogador.
 
Apesar da caminhada triunfal de Karen Grigoryan, o Portugal Chess Tour ainda promete muitos xeques de emoções nas seis competições ainda por realizar.
 
O melhor português do circuito é o jovem mestre FIDE Francisco Veiga (A.Xat), na terceira posição, com 217 pontos. Veiga defende um possível apuramento para a final do Nacional Absoluto, numa luta que envolve para já o grande mestre António Fernandes (AX Portugal), o mestre nacional José Guilherme Santos (GX Alekhine) e os irmãos Miguel Fernandes e João Pedro Fernandes (ambos da Académica de Coimbra), os outros jogadores lusos mais bem pontuados, para além do grande mestre Luís Galego (Assembleia Figueirense), já apurado para o Nacional, mas com os olhos nos primeiros lugares do circuito. Para já, é oitavo, com 170 pontos.
 
A próxima prova do Portugal Chess Tour é o novíssimo Open Terras de Trás-os-Montes, a realizar em Macedo de Cavaleiros entre os dias 5 e 8 de março. Segue-se o VI Torneio da Queima das Fitas, em Coimbra, de 30 de abril a 3 de maio, e o XX Profigaia Open, em Vila Nova de Gaia, de 9 a 13 de junho. Estes três torneios jogam-se em sete rondas, ao contrário do VIII Torneio Internacional de Famalicão, que fecha o circuito (19 a 25 de julho) e consta de nove rondas.
 
Ao nível das semi-rápidas, temos ainda duas provas, o II Torneio do Arunca (Soure, em 23 de maio) e o IV Aberto de Santo António dos Olivais (Coimbra, 27 de junho).
 
As classificações completas do Portugal Chess Tour podem ser consultadas em  http://portugalchesstour.fpx.pt/info/PCT201920.pdf 
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...